PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE UM GRUPO DE IDOSOS: REFLEXÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Jessyca Campos Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Quiteria Larissa Teodoro Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Conceição de Maria Farias Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maksoane Nobre do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Amanda Caroline Pereira Vital Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.78037

Palavras-chave:

Enfermagem, Envelhecimento, Extensão Universitária, Intervenção.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do sexto semestre do curso de Enfermagem. O cenário da experiência foi a Academia da Saúde do bairro Cohab III, Sobral/CE, onde acontecem os encontros do grupo “Longa Vida”, o qual é composto por uma média de 15 pessoas idosas, em sua maioria mulheres, e alguns cuidadores. Os encontros são semanais e conduzidos por um grupo de residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS). A equipe realizou três encontros com o grupo. Os dois primeiros foram destinados à observação da dinâmica grupal e o último à realização da intervenção. Os encontros foram problematizadores, permitindo a integração entre residentes, acadêmicas e grupo, refazendo, assim, modos de pensar e de agir e estabelecendo um espaço de construção do saber e trocas afetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Jessyca Campos Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Quiteria Larissa Teodoro Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Conceição de Maria Farias Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Maksoane Nobre do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Amanda Caroline Pereira Vital, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Orientadora. Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Referências

BUENO B. el al. Desenvolvimento social a partir da meia idade. IN: COLL C; BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1988. Disponível em: < http:// www.planalto.gov.br> Acesso em junho de 2017.

CAVALCANTE, B.L.de.L; LIMA, U.T.S.de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS). v. 1, n. 2, p. 94-103.jan/jun. 2012.

FERRO, L., et al. “Vive o bairro!” A intervenção comunitária como ferramenta da redução de riscos e minimização de danos na Matriz H do Bairro da Flamenga. Forum Sociológico, 25 | 2014.

Fórum de Pró- Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Brasília: MEC/SESu, 2006.

FREIRE, S.A. Envelhecimento bem-sucedido e bem- estar psicológico. In: NERI, A.L.; FREIRE, S.A . (Orgs) E por falar em boa velhice. Campinas: Papirus, 2000.p. 21-32.

FREITAS, J.E.S.M; et al. Projeto de extensão “Atenção básica ao idoso e seu cuidador”: Um relato de experiência. Revista em extensão. Uberlândia, v. 11 (2); p. 172-177, jul./dez.2012.

LOBATO, P.L.M; ABRANCHES, M.; RODRIGUES, T.V. A indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no projeto Rondon Minas resíduos sólidos. Produção de conhecimento e transformação: o papel da extensão universitária.2011-2013.

MARCHESI A; PALÁCIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação. Pscicologia evolutiva. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MELO, M.C.de, et al. A educação em saúde como agente promotor de qualidade de vida para o idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14 (Supl. 1), p. 1579-1586. 2009.

MOITA F.M.G.S.C; ANDRADE F.C.B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissolubilidade na pós-graduação.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n.41, p. 269-393. 2009.

RODRIGUES, A.L.L, et al. CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA SOCIEDADE. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais | Aracaju | v. 1 | n.16 | p. 141-148 | mar. 2013.

SANTOS, M.P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superio. Revista conexãoUEPG, v.8, n. 2.2012.

SCHEIDEMANTE, S.L., et al. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.

SOUZA, C.S. et al. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 284-92.2014.

THELLEGEN, A.T. Grupo como sistemas: A função do terapeuta. In: Gestalt e Grupos Uma Perspectiva Sistêmica. São Paulo: Summus, 1984, p.71- 86.

VERAS, R.P. et al. Modelos de atenção à saúde do idoso: repensando o sentindo da prevenção. Rio de Janeiro, RJ: Physis Revista de Saúde Coletiva, 23(4), 1189-1213.

WICHMANN, F.M.A., et al. Grupos de convivência como suporte ao idoso na melhoria da saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p.821-832.2013.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Sousa, A. J. C., Farias, Q. L. T., Sousa, C. de M. F., do Nascimento, M. N., Vital, A. C. P., & Freitas, C. A. S. L. (2018). PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE UM GRUPO DE IDOSOS: REFLEXÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 23(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.78037

Edição

Seção

Espaço Aberto