O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.74213Palavras-chave:
Envelhecimento Ativo, Museu, Divulgação Cultural.Resumo
A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, num museu, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 37 participantes com idades compreendidas entre os 40 e os 90 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos 4 ateliers: Atividades Físicas; Desenvolvimento Interpessoal; (In)Formação e Expressão Artística onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social e afetivo, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa.
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