AMIZADE EM IDOSOS: Um panorama da produção científica recente em periódicos estrangeiros

Autores

  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Agnaldo Garcia Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.5153

Palavras-chave:

Relacionamento, Amizade, Velhice, Envelhecimento, Idoso

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão crítica da produção científica recente sobre a amizade de idosos publicada em periódicos estrangeiros de 1989 a 2008, com base em levantamento realizado no PsycInfo. Os 65 artigos selecionados foram publicados em 44 periódicos distintos. A partir da análise dos artigos, cinco temas foram identificados: a dialética família/amigos; a amizade nas instituições de cuidado e nos condomínios para idosos; a mulher envelhecente; apoio social, redes e tipos de amizades em idosos; e o tratamento teórico e metodológico sobre o tema da amizade em idosos. Com base na literatura científica examinada, são discutidas possibilidades para a construção de um modelo teórico para a amizade na velhice e para o avanço da pesquisa sobre o tema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora Adjunta do Depto. de Psicologia da UFMG. Desenvolvimento social e da personalidade.

Agnaldo Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do Depto. de Psicologia Social e do Desenvolvimento da UFES. Relações Interpessoais.

Downloads

Publicado

2008-12-25

Como Citar

Souza, L. K. de, & Garcia, A. (2008). AMIZADE EM IDOSOS: Um panorama da produção científica recente em periódicos estrangeiros. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 13(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.5153

Edição

Seção

Artigos originais