As Contribuições da Universidade Aberta para a Terceira Idade no Envelhecimento Saudável

Autores

  • Francieli Webber Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Kátia Lilian Sedrez Celich Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.4983

Palavras-chave:

Envelhecimento. Qualidade de vida. Educação. Aging. Quality of life. University for the elderly. Education.

Resumo

Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem exploratória e descritiva, realizado com 10 idosos que participam do programa “Universidade Sem Limites”, da Universidade Regional Integrada — Campus de Erechim/RS. O presente estudo buscou identificar as contribuições da participação do idoso nesse programa para sua vida. A coleta das informações ocorreu através de uma entrevista semi-estruturada contendo uma questão norteadora: Quais foram as contribuições que ocorreram em sua vida a partir de sua participação na Universidade Sem Limites? A análise permitiu organizar as informações em quatro áreas principais: Contribuições na vida pessoal: melhora da auto-estima, auto-imagem e cognição. Contribuições na vida familiar: favorecimento das relações intergeracionais. Contribuições nos relacionamentos com amigos/sociedade: veículo de estímulo ao convívio social, autonomia, independência e responsabilidade com a vida e com o outro. Contribuições no exercício de sua cidadania: promovendo a capacidade de exigência dos seus direitos e a autonomia de pensamento, como membros úteis da sociedade, atuando com base em princípios sociais e humanísticos. A participação do idoso nesse programa contribui de maneira singular em vários aspectos de sua vida. Portanto, este espaço surge como uma possibilidade de um envelhecer mais saudável, onde o idoso tem a oportunidade de interagir com outros idosos e desenvolver aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais, sendo o próprio idoso o agente do processo educativo, o que contribui para a elevação dos níveis de vida e saúde e valoriza as competências sócio-emocionais adquiridas pelos idosos ao longo da vida. Palavras-chave: Envelhecimento. Qualidade de vida. Educação. Abstract: This is a qualitative study of exploratory and descriptive approach, with the participation of 10 elderly people from “Universidade sem limites”, a program of Universidade Regional Integrada — Campus de Erechim/RS. The objective of this study was to identify the contributions to the elderly’s live, with them taking part of this program. The data were collected from a semi-structured interview with a question: What contributions has your participation in the program “Universidade Sem Limites” brought to your life? Data analysis allowed the division of the information into four main areas: Contributions to personal life: better self-esteem, auto-image and cognition. Contributions to life in family: better intergenerational relations. Contributions to social life: stimulus to social life, autonomy, independence and responsability towards their own life and the others. Contributions to their own citizenship: capacity to demand for their rights, and autonomy of thought, being utile members of society, acting based upon social and humanistic principles. The participation of the elderly in this program contributes singularly to many aspects of their lives. Therefore, this program is a possibility that the elderly have to become age healthily, interacting with other people of their age and developing physical, cognitive, social, emotional, and spiritual aspects, being the their own agents of the educative process, which contributes to having better health and quality of life and emphasizes their socio-emotional life experiences. Keywords: Aging. Quality of life. University for the elderly. Education.

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Publicado

2007-06-27

Como Citar

Webber, F., & Celich, K. L. S. (2007). As Contribuições da Universidade Aberta para a Terceira Idade no Envelhecimento Saudável. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 12. https://doi.org/10.22456/2316-2171.4983

Edição

Seção

Artigos originais