A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

  • Luciana da Silva Alcantara INCA/UERJ
  • Sandra Rabello de Frias CEDEPI/UNATI UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.48973

Palavras-chave:

Envelhecimento, Produção Acadêmica, Serviço Social.

Resumo

O presente estudo analisa a produção acadêmica da área de Serviço Social sobre o envelhecimento no período compreendido entre os anos 2001 e 2009, utilizando como referências as Dissertações e Teses sobre o idoso dos programas de pós-graduação em Serviço Social de três Universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, escolhidas por possuírem programas consolidados desde 2001. Como resultado, verificamos que a categoria ainda não apropriou-se significativamente da temática, existindo mínimas produções sobre o envelhecimento. Nesse sentido, busca-se ressaltar a importância da categoria no debate das temáticas que envolvem o idoso, o que pressupõe a capacidade teórico-metodológica para analisar seus determinantes, compreendendo o envelhecimento como um processo que possui um grande potencial a ser explorado em estudos e pesquisas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Alcantara, INCA/UERJ

Doutoranda e Mestre em Serviço Social pela UERJ. Assistente Social e Tecnologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sandra Rabello de Frias, CEDEPI/UNATI UERJ

Gerontóloga titulada pela SBGG.Coordenadora do curso de cuidadores da UnATI/UERJ.Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI/UERJ.

Referências

ALVARENGA, Maria Carmen Vilas-Bôas Hacker. Os 147% em questão: o movimento dos aposentados no Rio de Janeiro na década de 90. 2006. Dissertação (Mestrado em Política Social) _ Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói.2006.

ARBEX, Sandra Hallack. Procura de sentidos na integralidade na área da saúde do idoso de Juiz de Fora: encontro com potencialidades. 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) _ Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro.2006.

COSTA, Hebréia Maria Ramos Barbosa da. Desafio da vida: trabalho, velhice e memória. 2008. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)_ Programa de Pós-graduação em Serviço Social.Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2008.

DELGADO, Josimara A. Memórias de velhos trabalhadores aposentados: estudo sobre geração, identidade e cultura. Programa de Pós-graduação em Serviço Social.2007. Tese (Doutorado em Serviço Social) _ Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro.2007.

GIONGO, Giuliana Piantino. Família,pobreza e velhice: uma análise dos impactos da política de assistência social_Benefício de Prestação Continuada_destinada ao segmento idoso no município do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro.2007.

GOLDMAN, Sara Nigri. Proteção social e velhice: um desafio para o Serviço Social. In: SOUZA,N.R.O.Q de et al. Política de Assistência Social no Brasil: desafio para o assistente social.Public Editora e Publicidade,1 ed., COMAER:RJ, 2007.

_______________. Terceira idade e Serviço Social. In: CAVALCANTI, L.F. & REZENDE, Ilma (Orgs.). Serviço Social e Políticas Sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

LIMA, M.S.A. Saúde e lazer: impasses na conquista da cidadania do idoso. Programa de Pós-graduação em Serviço Social. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)_ Programa de Pós-graduação em Serviço Social.Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006.

MACHADO, Selma Sueli Lopes.“Novas Cenas” para a velhice: um estudo sociodemográfico sobre pessoas idosas responsáveis por domicílios familiares, em Belém-PA. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro. 2004.

_______________. O legado das avós e os bens do cuidado. Estudo sobre a família, gerações e redes sociais em bairro popular de Belém/PA.2008. Tese (Doutorado em Serviço Social) _ Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro.2008.

MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni. Orientações básicas para a pesquisa. In: MOTA, A.E. et al., (Orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006. p. 383-98.

PAULINO, Luciana Fernandes. Representações sociais de velhice, cegueira e direitos sociais em Instituições especializadas em deficiência visual. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social).Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Escola de Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro.2007.

PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Política Social, envelhecimento e família. In: Revista Ser Social. Brasília, n.21. Jul./Dez. 2007.

SANTOS, Roberta Mercadante. Saídas, invenções e poderes : estudos sobre velhices de mulheres. Mestrado em Políticas Sociais. 2005. Dissertação (Mestrado em Política Social) _ Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2005.

SOUZA, Débora Cristina de. Os Caminhos e descaminhos do trabalho na 3ª idade: espaço para pensar a dialética entre necessidade e liberdade. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)_ Programa de Pós-graduação em Serviço Social.Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006.

UVO,Roberta Terezinha ; ZANATTA, Maria de Lourdes Alves Lima .O Ministério Público na defesa dos direitos do idoso. A Terceira Idade, São Paulo, v.16, n.33, 2005.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Alcantara, L. da S., & de Frias, S. R. (2014). A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.48973

Edição

Seção

Artigos originais