Demência e pedagogia social

Autores

  • Fred Karl Universidade de Kassel - Alemanha
  • Johannes Doll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.4795

Palavras-chave:

Envelhecimento. Demência. Doença de Alzheimer. Pedagogia Social. Aging. Dementia. Alzheimer Disease. Social Pedagogy.

Resumo

Resumo: O artigo aborda a problemática da comunicação com pessoas que sofrem algum tipo de demência, a partir de uma perspectiva da Pedagogia Social. O trabalho argumenta que o fundamento de qualquer comunicação é a possibilidade de assumir, pelo menos parcialmente, a perspectiva do outro. Com a perda das capacidades cognitivas causada pela demência, a pessoa com demência é cada vez menos capaz de assumir a perspectiva de uma outra pessoa. Desta forma, o doente perde o contato com o mundo exterior que se torna cada vez menos compreensível. O artigo aponta ainda para algumas formas de lidar com esta situação por parte de profi ssionais e familiares. Palavras-chave: Envelhecimento. Demência. Doença de Alzheimer. Pedagogia Social. Abstract: The article offers refl ections about the problems of communication with people with dementia on the point of view of social pedagogy. It arguments that the base of all communication is the possibility to assume, at least partially, the point of view of the communication partner. Loosing the cognitive capacity, the person with dementia is each time less capable to realize the cognitive movement. On this way, he starts to loose the contact with the exterior world, which becomes less and less comprehensible for him. The article points out different ways to deal with this situation for professionals and family members. Keywords: Aging. Dementia. Alzheimer Disease. Social Pedagogy.

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Publicado

2006-06-26

Como Citar

Karl, F., & Doll, J. (2006). Demência e pedagogia social. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 10. https://doi.org/10.22456/2316-2171.4795

Edição

Seção

Artigos originais