ELEMENTOS PARA UM ENVELHECIMENTO MAIS SAUDÁVEL ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO E EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Claus Dieter Stobäus PUCRS
  • Gildeci Alves de Lira Universidade Federal da Paraíba.
  • Katia Suely Queiroz Silva Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.47701

Palavras-chave:

Promoção da Saúde do Idoso, Educação Popular, Envelhecimento, Gerontologia Biomédica

Resumo

O crescimento mundial da população idosa e a busca pela promoção da saúde dos idosos emergem como desafio a ser superado em relação ao envelhecimento humano. Promover a saúde do idoso é o horizonte que deve ser alcançado visando a um envelhecimento saudável. O presente trabalho tem como objetivo apontar elementos da Educação Popular que possam contribuir com a Promoção da Saúde dos idosos. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa participante, em que foram estudadas as questões relacionadas à prevenção e promoção da saúde do idoso, no contexto da extensão universitária desenvolvida na comunidade, a partir de vivências em Educação Popular. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e diário de campo, e submetidos à interpretação hermenêutica e dialética. Para o presente estudo estão destacadas duas categorias de análise: a realidade do idoso como ponto de partida do cuidado e o diálogo como via de realização do cuidado. Verificou-se que, na perspectiva de Educação Popular, a valorização do contexto de vida do idoso e o diálogo potencializam um modo de cuidado desenvolvido com a pessoa idosa com vistas à promoção da saúde, uma vez que essa perspectiva educativa favorece os processos de autonomia e empoderamento. Sugere-se, assim, que os profissionais de saúde busquem orientar suas condutas de cuidado a partir dos referenciais teórico-metodológicos da Educação para a Saúde, tendo em vista contribuir de forma mais efetiva para a promoção e manutenção da saúde do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claus Dieter Stobäus, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid- Espanha, Doutor em Ciências Humanas- Educação, prof. titular, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, prof. do Centro Universitário La Salle

Gildeci Alves de Lira, Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/ Universidade Federal da Paraíba, professora na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Katia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, Fisioterapia e professora Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba da UFPB

Referências

ALBUQUERQUE, Adriana Bezerra Brasil; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 5, v. 25, p. 1103- 1112, maio 2009.

AMATUZZI, Mauro Martins. O resgate da fala autêntica: Filosofia da Psicoterapia e da Educação. Campinas-SP: Papirus, 1989.

AMATUZZI, Mauro Martins. Pesquisa fenomenológica em psicologia. In: BRUNS, Maria Alves de Toleto.; HOLANDA, Adriana Furtado. (org.). Psicologia e pesquisa fenomenológica: reflexões e perspectivas. São Paulo: Ômega Editora, 2001.

ARAÚJO, Maria Aparecida Silva; BRITO, Charles; BARBOSA, Maria Alves. Atenção básica à saúde do idoso no Brasil: limitações e desafios. Geriatria & Gerontologia. Fortaleza. 2, v. 3, p. 122- 125, 2008.

ASSIS, Mônica. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: Reflexão para as ações educativas com idosos. Revista Atenção Primária à Saúde -APS, Juiz de Fora, n. 1, v. 8, p. 15- 24, jan./jun.2005.

ASSIS, Mônica; SILVEIRA, Teresinha Mello. Ação educativa em saúde com idosos. In: ASSIS, Mônica. (org.) Promoção da saúde e envelhecimento: orientações para o desenvolvimento de ações educativas com idosos. Rio de Janeiro: CRDE UnATI UERJ, 2002. p. 16- 19.

BARRETO, Betânia Villas Boas. A espiritualidade na formação universitária a partir da educação popular em saúde. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

BATISTA, Patrícia Serpa Souza. Ética no cuidado em saúde e na formação universitária na perspectiva da Educação Popular. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

BERNARDO, Maria Helena Jesus; MENEZES, Maria Fátima Garcia; ASSIS, Mônica; PACHECO, Liliane Carvalho; MECENAS, Anete Souza. A Saúde no diálogo com a Vida Cotidiana: A experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde. Revista Atenção Primária a Saúde -APS, Juiz de Fora, n. 4, v. 12, p. 504- 509, out./dez. 2009.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 1, v. 5, p. 163- 177, 2000.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003. Brasília, DF: Senado Federal, 2003.

CALDAS, Célia Pereira. Envelhecimento com dependência: responsabilidades e demandas da família. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 3, v. 19, p. 733-781, 2003.

CARVALHO, Sérgio Resende. As contradições da promoção à saúde em relação à produção de sujeitos e a mudança social. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 3, v. 9, p. 669- 678, 2004.

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde Coletiva e Promoção da Saúde: sujeito e mudança. São Paulo: HUCITEC, 2007.

CASTIEL, Luis David. Promoção de saúde e a sensibilidade epistemológica da categoria ‘comunidade’. Revista de Saúde Pública, n. 5, v. 38, p. 615- 622, 2004.

CATELLAN, João Carlos. Contrajunção e velhice: tradição e obsolescência. Linguagem e (dis)curso, Tubarão, n. 1, v. 11 2011.

CZERESNIA, Dina. The concept of health and the difference between promotion and prevention. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro n. 4, v. 15, p. 701-710, 1999.

DEBERT, Guita Grin. O velho na propaganda. Cadernos PAGU, Campinas, n. 21, p. 133- 155, 2003.

DERNTL, Alice Moreira; WATANABE, Helena Akemi Wada. Promoção da Saúde. In: LITVOC, Júlio; BRITO, Francisco Carlos. Envelhecimento: prevenção e promoção da saúde. São Paulo: Atheneu, 2004. p. 37- 46.

FIRMINO, Renata; PATRÍCIO, Jousianny; RODRIGUES, Laurycelia; CRUZ, Pedro; VASCONCELOS, Ana Claúdia. Educação Popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa-PB. Revista Atenção Primária à Saúde -APS, Juiz de Fora, n. 4, v. 13, p. 23- 53, out./dez. 2010.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 14 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

_____. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

_____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire. Revista Educação- PUCRS, Porto Alegre, ano XXIX, n. 2, p. 387- 393, maio/ago. 2006.

GIACOMOZZI Clélia Mozara; LACERDA, Maria Ribeiro. A prática da assistência domiciliar dos profissionais da estratégia de saúde da família. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis n. 4, p. 45- 53, 2006.

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a Educação Popular em Saúde. Revista Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 27, p. 7 -18, jan. 2011.

JUNGES, José Roque. Uma leitura crítica da situação do idoso no atual contexto sociocultural. Estudos interdiscipliares e envelhecimento, Porto Alegre, n. 6, p. 123- 144, 2004.

LOBATO, Alzira Tereza Garcia. Considerações sobre o trabalho do Serviço Social com Idosos. In: LEMOS, Maria Teresa Toríbio Brittes; ZAGAGLIA, Rosângela Alcântara (org.). A arte de envelhecer: saúde, trabalho, afetividade e estatuto do idoso. Aparecida: Editora Ideias e Letras, 2004.

LUNA, Verônica Figueiredo Rêgo. Juventude, velhice e preconceito na perspectiva das representações sociais. In: LUNA, Verônica Figueiredo Rêgo; NASCIMENTO, Zaeth Aguiar. (orgs.). Desafios da Psicologia Contemporânea. Editora UFPB, 2010.

MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Educação para a Saúde. 2. ed. Porto Alegre: D. C. Luzzatto, 1984.

PARAIBA. Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão‐ SEPLAG. Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (IDEME). O Envelhecimento da População Paraibana: um desafio para os novos tempos. João Pessoa- PB, 2012.

PEDROSA, José Ivo Santos. Avaliação das práticas educativas em saúde. In: VASCONCELOS, E.M. (org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: HUCITEC, 2001.

RIBEIR0, Kátia Suely Queiroz Silva. As redes de apoio social e a Educação Popular: apertando os nós das redes. 27ª Reunião Anual da ANPEd, nov. 2004, Caxambu, MG. Anais... Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt06/t068.pdf Acesso: 22/07/2013.

ROSEN, George. Da polícia médica a medicina social. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

SANTOS, Maria Verônica. O processo participativo de idosos através de experiências e práticas do movimento de Educadores Populares. Revista Atenção Primária à Saúde -APS, Juiz de Fora, n. 14, v. 4, p. 378- 388, out./dez. 2011. Disponível em www.aps.ufjf.br/. Acesso em 20 de maio de 2013.

SILVA, Marísia Oliveira. Psicologia Humanista e Educação Popular na atenção primária à saúde. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das Políticas de Saúde. Physis, Rio de Janeiro, n. 14, p. 67-83, 2004.

VASCONCELOS, Eymard Mourão (org). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. Editora HUCITEC, 2001.

WESTPHAL, Marcia Faria. Promoção da Saúde e a Qualidade de Vida. In: FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; MENDES, Rosilda. (org). Promoção da Saúde e Gestão Local. São Paulo: HUCITEC, CEPEDOC, 2007. p. 13- 40.

WHO (World Health Organization). Carta de Ottawa. In: Ministério da Saúde/FIOCRUZ. Promoção da Saúde: Cartas de Ottawa, Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. Ministério da Saúde/IEC, Brasília 1986.

ZAGAGLIA, Rosângela Alcântara; PEREIRA, Tânia da Silva. O estatuto do idoso e os desafios da modernidade. In: LEMOS, Maria Tereza Toríbio Brittes; ZAGAGLIA, Rosângela Alcântara (orgs.). A arte de envelhecer: saúde, trabalho, afetividade, Estatuto do idoso. Aparecida, SP: Ideias & Letras; Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Stobäus, C. D., Lira, G. A. de, & Ribeiro, K. S. Q. S. (2018). ELEMENTOS PARA UM ENVELHECIMENTO MAIS SAUDÁVEL ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO E EDUCAÇÃO POPULAR. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 23(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.47701

Edição

Seção

Artigos originais