Vivências em Atividades Arístico-Expressivas: uma prática voltada para o desenvolvimento humano

Autores

  • Flávia Diniz Roldão Balmant Universidade Federal do Paraná
  • Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.4741

Palavras-chave:

Vivências Artístico-Expressivas. Adulto-Idoso. Desenvolvimento Humano. Práticas Sociais Educativas. Artistic-Expressive Experiences. Aged-Adults. Human Development. Socio-Educational Practices.

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma prática social e educativa, estruturante e inclusiva, desenvolvida nas Oficinas de Artecrescimento e ofertada no Programa de Extensão Integrar, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de uma atividade desenvolvida junto ao adulto-idoso aposentado (clientela para a qual está voltado o Programa), e aberta à participação conjunta de pessoas que se encontram em outras faixas etárias. Parte de uma abordagem multidisciplinar, que perpassa as áreas da Psicologia Social e Sócio-Histórica, Arteterapia e Educação, apresentando e discutindo conceitos básicos que foram utilizados para construir essa interface de áreas. Discorre sobre uma prática que lança mão das vivências artístico-expressivas como forma de possibilitar o desenvolvimento humano. Relata dois estudos de caso como demonstrativo dos resultados obtidos. Esse trabalho demonstra que as Vivências Artístico-Expressivas, nas dimensões consideradas, podem potencializar o desenvolvimento das pessoas. Palavras-chave: Vivências Artístico-Expressivas. Adulto-Idoso. Desenvolvimento Humano. Práticas Sociais Educativas. Abstract: This work is the report of a social and educational practice, structuralized and inclusive, developed at the Workshops of Art - Growth and offered in the Program Extension to Integrate, linked to the Department of Psychology of the Federal University of Paraná. It is an activity developed with retired senior-adults (customers for whom the Program is made), and open for the participation of people of all age groups. It has a multidisciplinary approach, which involves the areas of Social and Socio-historical Psychology, Art Therapy and Education, presenting and discussing the basic concepts that were used to build up this interface of areas. It talks about a practice that uses the artistic-expressive experiences as form of promoting the human development. This work reports two studies of cases to demonstrate the obtained results. This paper shows that the Artistic-expressive Existences, in the considered dimensions, can increase the potentiality of people development. Keywords: Artistic-Expressive Experiences. Aged-Adults. Human Development. Socio-Educational Practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-06-23

Como Citar

Balmant, F. D. R., & Bulgacov, Y. L. M. (2004). Vivências em Atividades Arístico-Expressivas: uma prática voltada para o desenvolvimento humano. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 6. https://doi.org/10.22456/2316-2171.4741

Edição

Seção

Artigos originais