Envelhecimento e Educação: em foco a aprendizagem de trabalhadores mais velhos

Autores

  • Caroline Stumpf Buaes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.4736

Palavras-chave:

Aprendizagem. Envelhecimento. Educação. Learning. Elderly. Education.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos dados percebidos durante uma pesquisa sobre processo de aprendizagem de trabalhadores mais velhos à luz de dois referenciais teóricos sobre aprendizagem: o Modelo de Equilibração das Estruturas Cognitivas de Piaget e o Modelo de Inteligência Fluida e Inteligência Cristalizada de Horn e Cattel. A partir de um estudo de caso, realizado durante um curso introdutório ao uso do computador para trabalhadores mais velhos, demonstra-se a relevância desses paradigmas teóricos na explicação da aprendizagem de pessoas mais velhas. Palavras-chave: Aprendizagem. Envelhecimento. Educação. Abstract: This article presents a reflection about the datas noted during a research of learning processes of elder workers through two theories: the Equilibration of Cognitive Structures of Piaget and Fluid and Crystallized Intelligence of Horn and Cattel. According to a case study, carried out during an introductory course about computer usage, we can realize the importance of theses theories in the explanation of the learning processes of elder people. Keywords: Learning. Elderly. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-06-23

Como Citar

Buaes, C. S. (2004). Envelhecimento e Educação: em foco a aprendizagem de trabalhadores mais velhos. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 6. https://doi.org/10.22456/2316-2171.4736

Edição

Seção

Artigos originais