PROGRAMA INTERDISCIPLINAR “PAF & PAPP”: CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ATENÇÃO E CUIDADO AO IDOSO E FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Autores

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Emília Cistina Ferreira Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF
  • Julia Maria Rocha de Souza Estudante do curso de Educação Física, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF
  • Natália de Lima Andrade Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.46210

Palavras-chave:

Envelhecimento, Interdisciplinaridade, Atividade Física, Prática Psicológica

Resumo

Este estudo tem por fim apresentar os procedimentos metodológicos desenvolvidos em um projeto de extensão universitária, o qual teve por fim ampliar a saúde e a qualidade de vida de 22 indivíduos idosos, em idade entre 60-69 anos, ao longo de onze meses. A organização e execução das atividades estiveram a cargo de uma equipe “interdisciplinar” formada por estudantes dos cursos de Educação Física, Psicologia, Medicina e Nutrição, sob a coordenação de um educador físico. As ações foram direcionadas para o tratamento do processo do envelhecimento humano, e incidiram em seções do método Pilates, associadas a um programa formado por palestras de saúde e dinâmicas psicossociais, atividades criativas e conversações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koeln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), cordenar o projeto de Extenção Universitária: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilibrio corporal, coedenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Professor convidado do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.

Emília Cistina Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Aluna do Colegiado de Psicologia da UNIVASF. Atualmente etá cursando o oitavo semestre. Bolsista do Projeto Integrar.

Julia Maria Rocha de Souza, Estudante do curso de Educação Física, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Aluna do Colegiado de Educação Física da UNIVASF. Atualmente etá cursando o quinto semestre. Bolsista do Projeto Integrar.

Natália de Lima Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Aluna do Colegiado Medicina da UNIVASF. Atualmente etá cursando o sétimo semestre. Bolsista do Projeto Integrar.

Referências

APARÍCIO, Esperanza ; PÉREZ, Javier. O autêntico método Pilates, a arte do controle. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares. Modalidades de Prática Psicológica Clínica: Atenção psicológica e atitude Fenomenológica Hermenêutica. IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições - Atenção Psicológica: Fundamentos, Pesquisa e Prática. Recife: UNICAP, 2009. Disponível em <http://laclife.wordpress.com/textos-e-anais-eletronicos/>. Acesso em: 17 de jun. 2013.

BASTOS, Alice Beatriz Izique. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Riviére e Henri Wallon. Psicólogo informação, São Paulo, v.14, n. 14, p. 160-169, jan/dez 2010.

BENEVIDES, Daisyanne Soares et al. Cuidado em saúde mental por meio de grupos terapêuticos de um hospital-dia: perspectivas dos trabalhadores de saúde. Interface Comunidade Saúde Educação, Botucatu, v. 14, n. 32, p. 127-138, mar. 2010.

CUPERTINO, Christina. Criação e formação. A oficina de criatividade revisitada. VI Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições: Psicologia e Políticas Públicas, São Paulo: UNIP, 2006. Disponível em <http://www.christinacupertino.com.br/publicacoes_exibe.asp?id=44>. Acesso em: 20 de jul. de 2013.

COMUNELLO, Joseli Francescht. Método Pilates: Aspectos Históricos e Princípios Norteadores. Instituto Salus, São Paulo, p.4-18, 10 jun. 2011. Disponível em: <http://www.institutosalus.com/_arquivos/artigos/14572582194e06900ce98834.50901811.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

CORIOLANO APPELL, Isabela. et al. The Pilates Method to Improve Body Balance in the Elderly. In: Archives Of Exercises Health And Disease, Porto, v. 3, n. 3, p.188-193, 2012. Disponível em < http://ciafel.fade.up.pt/aehd/index.php/aehd/issue/view/26> Acesso em: 5 jan. 2014.

GATTÁS, Maria Lucia Borges; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Interdisciplinaridade: uma Contextualização. Acta Paul Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 323-327, 2006. Disponível em: < http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v19/n3/v19n3a11.pdf> Acesso em: 5 jan. 2014.

SALIN, Mauren da Silva. et al. Atividade Física para idosos: diretrizes para implantação de programas e ações. In: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p.197-208, 2011. Disponível em: < http://revista.unati.uerj.br/pdf/rbgg/v14n2/v14n2a02.pdf> Acesso em: 18 dez. 2013.

SILVA, Alan Camargo; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Prática Profissional em Educação Física: Rumo a novas experiências com o passar dos anos. In: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 411-427, 2013. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/34352/27666> Acesso em: 5 jan. 2014.

SIQUEIRA, Renata Lopes de; BOTELHO, Maria Izabel Vieira; COELHO, France Maria Gontijo. A velhice: algumas considerações teóricas e conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 899-906, 2002. Disponível em: < http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/edicoes/index.php > Acesso em: 16 jan. 2014.

KLEIN, Julie Thompson. Interdisciplinary historie, theorie, and practice. Wayne State University Press: Detroit, Michigan, 1990.

__________ (Ed.). Transdisciplinarity: Joint Problem Solving among Science, Technology and Society. Boston, Basel, Berlin: Birkhäuser Verlag, 2001.

LUZ, Leonardo Gomez de Oliveira; NETO, Geraldo de Albuquerque Maranhão; FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Validade do Questionário de Prontidão para a Atividade Física (PAR-Q) em Idosos. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, n. 9, v. 4, p. 366-371, 2007. Disponível em: <http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=33> Acesso em: 18 jan. 2014.

MATHISON, Sandra; FREEMAN, Melissa. The logic of interdisciplinary studies. National Research Center on English Learning & Achievement, University at Albany, State University of NY, 1998. Disponível em: <http://www.albany.edu/cela/reports/mathisonlogic12004.pdf > Acesso em: 9 jan.2014.

VERAS, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 3, p.548-544, maio 2009. Disponível em: <http://www.rsp.fsp.usp.br/mensagem/pub/busca.tpl.php> Acesso em: 12 dez. 2013.

_____________. Em busca de uma assistência adequada à saúde do idoso: revisão da

literatura e aplicação de um instrumento de detecção precoce e de previsibilidade de

agravos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 705-715, jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n3/15874.pdf >Acesso em: 12 dez. 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Nascimento, M. de M., Carvalho, E. C. F., de Souza, J. M. R., & Andrade, N. de L. (2015). PROGRAMA INTERDISCIPLINAR “PAF & PAPP”: CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ATENÇÃO E CUIDADO AO IDOSO E FORMAÇÃO ACADÊMICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.46210

Edição

Seção

Espaço Aberto