DIREITOS SOCIAIS, PROTAGONISMO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Juliana Aguiar Santana Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.
  • Carlos Eugênio Soares de Lemos Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.
  • Cecília Souza Oliveira Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.
  • Sylvio Rogério Ribeiro da Costa Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.32767

Palavras-chave:

Idoso, direitos sociais, protagonismo, cidadania.

Resumo

O projeto de extensão “Direitos Sociais Protagonismo e Exercício da Cidadania na Terceira Idade” é desenvolvido no âmbito do Programa Universidade Para a Terceira Idade (UNITI), na Universidade Federal Fluminense – Polo Campos dos Goytacazes (UFF/PUCG). Objetivos: Realizar uma análise crítica dos resutados apresentados no projeto “Direitos sociais, Protagonismo e Exercício da Cidadania”, destacando suas limitações bem como suas potencialidades enquanto espaço de discussão e de busca da autonomia das pessoas da terceira idade. Método: Para a realização deste projeto foram realizados encontros semanais com os idosos nos quais foram proferidas palestras e dinâmicas relativas à temática de direitos sociais dos idosos. Foram realizados questionários com os idosos participantes e com os jovens voluntários do projeto. Resultados e Discussão: Identificamos que, se em um momento inicial havia muito desconhecimento dos idosos em relação aos seus direitos, após o curso eles não só aprenderam a aplicar os ensinamentos no seu dia a dia como servirem de agentes multiplicadores do que aprenderam, transformando também a realidade de pessoas da terceira idade em sua volta. Além disso, os jovens alunos relatam ter repensado seus conceito e ações em relação aos idosos. O contato intergeracional constituiu-se uma via de mão dupla, na qual idosos e jovens ensinaram e aprenderam mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aguiar Santana, Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.

Especialista em Gestão em Saúde Pública pela UFF.Bacharel em Serviço Social pela UFF.Assistente Social concursada da UFF.Assistente Social concursada da Prefeitura Municipal de Macaé. Membro do Programa de Extensão Universidade para Terceira Idade (UNITI-PUCG-UFF).

 

 

Carlos Eugênio Soares de Lemos, Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.

CARLOS EUGÊNIO SOARES DE LEMOSDoutor em Ciências Humanas (Sociologia) pelo IFCS-UFRJ. Graduado em História pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Coordenador do Programa de Extensão Universidade para Terceira Idade (UNITI-PUCG-UFF). Professor adjunto do curso de Ciências Sociais do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG), da Universidade Federal Fluminense.

Cecília Souza Oliveira, Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.

Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela USP – Ribeirão Preto. Graduada em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto. Especialista em Neuropsicologia pela USP. Membro do Programa de Extensão Universidade para Terceira Idade (UNITI-PUCG-UFF). Professora do curso de Psicologia do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG), da Universidade Federal Fluminense.

Sylvio Rogério Ribeiro da Costa, Instituição: PUCG-Universidade Federal Fluminense – Departamento de Ciências Sociais.

Mestre em Gerontologia pela PUC/SP.Especialista em Saúde Pùblica pela UFF.Bacharel em Comunicação Social pela UGF.Vice-coordenador do Programa de Extensão Universidade para Terceira Idade (UNITI-PUCG-UFF).

Referências

ABREU, Marina Maciel; CARDOSO, Franci Gomes. Mobilização social e práticas educativas (artigo revisto e ampliado). In: CFESS/ABEPSS.

SERVIÇO SOCIAL: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS; ABEPSS, Brasília, v. 1, p. 593-608, 2009.

ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 3º edição, 2010.

AZEVEDO, Mônica Cordeiro de Azevedo; GAZETTA, Maria Luiza Barca; SALIMENE, Arlete Camargo de Melo. Envelhecimento e participação social.

Acta Fisiátrica, São Paulo, v. 10, n. 03, p. 102-106, 2003.

BRASIL. Lei n. 8.842, de 4 de Janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, 4 de janeiro de 1994.

________. Decreto 1948, de 03 de julho de 1996. Regulamenta a Lei n° 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, e dá outras providências. Brasília, 03 de julho de 1996.

________. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso. Brasília, 1999.

________.Lei n. 10.741, de 1º de Outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, 1º de outubro de 2003.

________. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, 2006.

________.Ministério da Saúde. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília: Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/ Área Técnica Saúde do Idoso, 2010.

CARVALHO, José Alberto Magno & GARCIA, Ricardo Alexandrino. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 725-733, 2003.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?> Acesso em 01/07/2012.

NUNES, Alzira Tereza Garcia Lobato. Serviço Social e universidade de terceira idade: uma proposta de participação social e cidadania para os idosos. Textos sobre Envelhecimento,Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 41-66, 2001.

NUNES, Alzira Tereza Garcia Lobato & PEIXOTO, Carlos. Perfil dos Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade.Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: Faculdade de Serviço Social/UERJ, 1994.

QUEIROZ, Zally Pinto Vasconcellos de. Participação Popular na velhice: possibilidade real ou mera utopia? Revista O mundo da Saúde, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 204-213, 1999.

UNITED NATIONS.World population prospects: the 2002 revision. New York: Department of Economic and Social Affairs – Population Division, 2003.

VERAS, Renato. Pais jovem com cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro: RelumeDumará/UERJ, 1994.

WONG, Laura Rodríguez; CARVALHO, José Alberto. A. O rápido processo de Envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas. Revista brasileira de estudos populacionais. São Paulo. v. 23, n. 1, p.. 5-26, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde/World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Santana, J. A., Lemos, C. E. S. de, Oliveira, C. S., & Costa, S. R. R. da. (2014). DIREITOS SOCIAIS, PROTAGONISMO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.32767

Edição

Seção

Espaço Aberto