ENVELHECIMENTO E CONSUMO: AS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Alberto Malheiros Junior Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/discente
  • Silvane Aparecida de Freitas Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/efetivo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.27746

Palavras-chave:

Mulher. Envelhecimento. Discurso midiático.

Resumo

Este trabalho se propôs a discutir a velhice feminina, por meio da análise de um artigo presente na revista Veja, do mês de Agosto de 2009. Utilizamos para tal, os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, oportunidade em que se constatou a articulação entre um tipo ideal de velhice (velhice positiva) e o consumismo em que as mulheres são instigadas a consumirem produtos diversos, valores para mascarar os sinais de envelhecimento e manterem a juventude eterna.

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Biografia do Autor

Alberto Malheiros Junior, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/discente

Discente do Curso de Ciências Sociais, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UEMS-FUNDECT).

Silvane Aparecida de Freitas, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/efetivo

Possui graduação em Letras - Faculdades de Ciencias E Letras Urubupungá (1981), Especialização em Língua Portuguesa pela UFMS/CEUL (1987); mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997); doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (2002) e pós doutorado pela UNICAMP/Campinas (2009). Atualmente é professor adjunto da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, docente do Mestrado em Educação e Letras da UEMS, exerce a função de Próreitora de Ensino nesta mesma instituição. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do discurso de Linha francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, gêneros textuais, linguagem e escrita, identidade, história oral e representações.

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Publicado

2013-12-11

Como Citar

Junior, A. M., & Freitas, S. A. de. (2013). ENVELHECIMENTO E CONSUMO: AS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NO DISCURSO MIDIÁTICO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 18(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.27746

Edição

Seção

Artigos originais