ENVELHECIMENTO E CONSUMO: AS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NO DISCURSO MIDIÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.27746Palavras-chave:
Mulher. Envelhecimento. Discurso midiático.Resumo
Este trabalho se propôs a discutir a velhice feminina, por meio da análise de um artigo presente na revista Veja, do mês de Agosto de 2009. Utilizamos para tal, os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, oportunidade em que se constatou a articulação entre um tipo ideal de velhice (velhice positiva) e o consumismo em que as mulheres são instigadas a consumirem produtos diversos, valores para mascarar os sinais de envelhecimento e manterem a juventude eterna.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BARROS, Mirian Moraes Lins de. A velhice na pesquisa socioantropológica brasileira. In: GOLDENBERG, Mirian (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 45-64.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
______. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BEGUOCI, Leandro et al. Como viver mais e melhor. Veja, Edição 2121, ano 42, n. 28, 2009, p. 62-114.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 1999.
______. Velhice e tecnologias do rejuvenescimento. In: GOLDENBERG, Mirian (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 65-82.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, 2007, p. 11-25. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/issue/view/11/showToc>. Acesso em: 14 abr. 2012.
______. O acontecimento discursivo na mídia: metáfora de uma breve história do tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise (Org.). Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003. p. 95-110.
MATOS, Maria Izilda S. de; SOIHET, Rachel (Org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Unesp, 2003.
MOTTA, Alda Britto da. As dimensões de gênero e classe social na análise do envelhecimento. In: DEBERT, Guita Grin (Org.). Cadernos Pagu: Gênero em gerações, Campinas, n. 13, p. 191-221, 1999.
______. O final da vida no século XXI. Mediações, Londrina, v. 17, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2012.
PELBART, Peter Pál. Biopolitica. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 7, 2007, p. 57-66. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/salapreta/sp07.htm>. Acesso em: 14 abr. 2012.
SIBILA, Paula. A moral da pele lisa e a censura midiática da velhice: o corpo velho como uma imagem com falhas. In: GOLDENBERG, Mirian (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 83-108.