EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA, ENVELHECIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE VELHICE ATIVA

Autores

  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Pasqualotti
  • Eliane Lucia Colussi

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.26983

Palavras-chave:

Envelhecimento. Gerontologia. Educação. Qualidade de vida. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a questão do envelhecimento do indivíduo e a possibilidade deste participar de uma educação gerontológica ampliando sua qualidade de vida. Discute-se a importância da educação direcionada ao envelhecimento humano para a vida desse segmento da população que cresce em processo acelerado, além de formas e ações que proporcionem uma velhice ativa tanto no aspecto individual quanto na relação dos idosos com o mundo social que o cerca. Destaca-se, também, o processo de educação para o envelhecimento do indivíduo na criação de universidades abertas para terceira idade, novos cursos que objetivam a formação de pesquisadores e docentes do ensino superior para analisar e atender às demandas biopsicossociais da população idosa contribuindo para a produção de conhecimentos de caráter multidisciplinar sobre o tema. Tais ações, em conjunto com políticas públicas adequadas, poderão garantir as condições necessárias para a permanência do idoso ativo, assim como uma conscientização da população para a valorização do sujeito mais velho, como fontes de desenvolvimento físico, mental e emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Marinho da Silveira, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta. Pós-Graduada em Traumato-Ortopedia com ênfase no atendimento em clinica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF, bolsista PROSUP/Capes de Doutorado em Gerontologia Biomédica na PUCRS.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Silveira, M. M. da, Pasqualotti, A., & Colussi, E. L. (2012). EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA, ENVELHECIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE VELHICE ATIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 17(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.26983

Edição

Seção

Artigos originais