ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOFRIDA PELO IDOSO.

Autores

  • Juliana Oliveira Musse Universidade Católica do Salvador
  • Maria Helena Evangelista Rios Universidade Católica de Salvador - Curso de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.26636

Palavras-chave:

Violência doméstica, Idoso, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se conhecer a atuação dos enfermeiros frente à violência doméstica contra o idoso. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, cujos dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado. Os resultados indicaram o abandono como o tipo de violência mais referida e os principais autores, os filhos; dos enfermeiros, 76% afirmaram identificar situações de violência, e destes, mais da metade  informaram notificar os casos de abuso (52%). As dificuldades dos profissionais em lidar com os trâmites de notificação, detecção e intervenção foram os obstáculos referidos. Pode-se constatar uma grande fragilidade na forma com que esses profissionais atuam frente aos maus tratos contra o idoso, principalmente no que diz respeito à identificação e notificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Musse, Universidade Católica do Salvador

Enfermeira Mestranda em Saúde Publica pela Universidade Estadual da Paraíba

Maria Helena Evangelista Rios, Universidade Católica de Salvador - Curso de Enfermagem

Graduada em Enfermagem, Mestre em Saúde Comunitária com concentração em Epidemiologia pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Docente das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Católica do Salvador.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Musse, J. O., & Rios, M. H. E. (2015). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOFRIDA PELO IDOSO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.26636

Edição

Seção

Artigos originais