EFEITOS DE OFICINAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ADULTOS TARDIOS: NOVOS CONHECIMENTOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Autores

  • Denise Goulart PUCRS
  • Anderson Jackie Ferreira PUCRS
  • Juan José Mouriño Mosquera PUCRS
  • Claus Dieter Stobäus PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.20998

Palavras-chave:

Adultez Tardia. Inclusão Digital. Envelhecimento. Aprendizagem.

Resumo

O artigo é fruto da discussão entre os autores, a partir da construção da Tese de Doutorado de Ferreira, incluindo também elementos do desenvolvimento do Projeto Potencialidade: Oficinas de Inclusão Digital, que era realizado no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, descrito no início do trabalho. Através das falas desses idosos que participaram das oficinas nos Cursos de Extensão e das análises pertinentes embasadas nos autores utilizados, elencamos algumas  previsões para os próximos anos acerca do desenvolvimento humano, especialmente na vida adulta tardia/velhice, revelando alguns elementos que podem servir de base para futuros estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Goulart, PUCRS

Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRS

Anderson Jackie Ferreira, PUCRS

Doutor em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS.

Juan José Mouriño Mosquera, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid, Livre Docente em Psicologia da Educação, prof. Titular, Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS.

Claus Dieter Stobäus, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid- Espanha, Doutor em Ciências Humanas- Educação, prof. titular, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, prof. do Centro Universitário La Salle

Referências

AZEVEDO E SOUZA, Valdemarina Bidone et al. O desenvolvimento da inteligência em idosos com o apoio da WWW/Internet. In: MARTINEZ, Imaculata et al. (Org.). Actas da Conferência IADIS Ibero-Americana: WWW/Internet 2006. Lisboa: IADIS Press, 2006, v. 3, p. 138-144.

BÁRCIA, Mary Ferreira. Educação permanente no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.

FERREIRA, Anderson Jackle. Inclusão Digital de Idosos: desenvolvendo potencialidades. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 39- 48.

______. Concepção de envelhecimento de idosos de oficinas de inclusão digital: análise de texto e imagens. 2009. 147 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FERREIRA, Anderson Jackle et al. Investindo na educação para um envelhecimento com qualidade de vida. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Educação & envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/educacaoeenvelhecimento.pdf. Acesso em: 6 nov. 2015.

FERREIRA, Lenira Weil (Org.). Educação e Mídias: o nível, o ilusório, a imagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

GARCIA, Lurdes Santos. A competência no uso crítico-criativo da internet: e expressão da dialógica que una na incerteza. In: BORTOLINI, Armando Luiz; AZEVEDO e SOUZA, Valdemarina Bidone (Org.). Mediação tecnológica: construindo e inovando. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

GOULART, Denise. Aprendizagem sem erro em idosos nas oficinas de inclusão digital. 2011. 101 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GOULART, Denise; STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Inclusão digital na adultez tardia e o reencantamento da aprendizagem. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Educação & envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/educacaoeenvelhecimento.pdf. Acesso em: 6 nov. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm. Acesso em: 1 jun. 2009.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 91-107.

______. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização na universidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

MOSQUERA, Juan José Mouriño et al. Oficinas de inclusão digital para idosos: aprendizado de novos conceitos de envelhecimento. Conferência IADIS Ibero-americana www/Internet 2009, Madrid- Alcalá de Henares. 2009. p. 373- 377.

PADILHA, Dalva Maria Pereira. A inclusão digital de idosos como exercício de cidadania: o case das oficinas de inclusão digital do projeto potencialidade da PUCRS. FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 13- 18.

SANTOS, Bettina Steren dos et al. O mal-estar docente perante o uso das tecnologias de informação e comunicação. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 3, n. 1, p. 344-358, 2005.

SCHWANKE, Carla Helena Augustin. As Oficinas de Inclusão Digital do Projeto Potencialidade: ontem, hoje e amanhã. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 21-24.

STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. 4. ed. rev e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

TÁPIA, Jesús Alonso; FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: como é, como se faz. 10 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

TAVARES, Samíla Sathler et al. Saúde emocional após a aposentadoria. NÉRI, Anita Liberalesso; YASSUDA, Mônica Sanches. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: Papirus, 2004.

ZIMERMAN, Guite I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2015-03-11

Como Citar

Goulart, D., Ferreira, A. J., Mosquera, J. J. M., & Stobäus, C. D. (2015). EFEITOS DE OFICINAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ADULTOS TARDIOS: NOVOS CONHECIMENTOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.20998

Edição

Seção

Artigos originais