EFEITOS DE OFICINAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ADULTOS TARDIOS: NOVOS CONHECIMENTOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.20998Palavras-chave:
Adultez Tardia. Inclusão Digital. Envelhecimento. Aprendizagem.Resumo
O artigo é fruto da discussão entre os autores, a partir da construção da Tese de Doutorado de Ferreira, incluindo também elementos do desenvolvimento do Projeto Potencialidade: Oficinas de Inclusão Digital, que era realizado no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, descrito no início do trabalho. Através das falas desses idosos que participaram das oficinas nos Cursos de Extensão e das análises pertinentes embasadas nos autores utilizados, elencamos algumas previsões para os próximos anos acerca do desenvolvimento humano, especialmente na vida adulta tardia/velhice, revelando alguns elementos que podem servir de base para futuros estudos na área.Downloads
Referências
AZEVEDO E SOUZA, Valdemarina Bidone et al. O desenvolvimento da inteligência em idosos com o apoio da WWW/Internet. In: MARTINEZ, Imaculata et al. (Org.). Actas da Conferência IADIS Ibero-Americana: WWW/Internet 2006. Lisboa: IADIS Press, 2006, v. 3, p. 138-144.
BÁRCIA, Mary Ferreira. Educação permanente no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.
FERREIRA, Anderson Jackle. Inclusão Digital de Idosos: desenvolvendo potencialidades. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 39- 48.
______. Concepção de envelhecimento de idosos de oficinas de inclusão digital: análise de texto e imagens. 2009. 147 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
FERREIRA, Anderson Jackle et al. Investindo na educação para um envelhecimento com qualidade de vida. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Educação & envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/educacaoeenvelhecimento.pdf. Acesso em: 6 nov. 2015.
FERREIRA, Lenira Weil (Org.). Educação e Mídias: o nível, o ilusório, a imagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
GARCIA, Lurdes Santos. A competência no uso crítico-criativo da internet: e expressão da dialógica que una na incerteza. In: BORTOLINI, Armando Luiz; AZEVEDO e SOUZA, Valdemarina Bidone (Org.). Mediação tecnológica: construindo e inovando. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
GOULART, Denise. Aprendizagem sem erro em idosos nas oficinas de inclusão digital. 2011. 101 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
GOULART, Denise; STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Inclusão digital na adultez tardia e o reencantamento da aprendizagem. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Educação & envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/educacaoeenvelhecimento.pdf. Acesso em: 6 nov. 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm. Acesso em: 1 jun. 2009.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999.
MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 91-107.
______. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização na universidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
MOSQUERA, Juan José Mouriño et al. Oficinas de inclusão digital para idosos: aprendizado de novos conceitos de envelhecimento. Conferência IADIS Ibero-americana www/Internet 2009, Madrid- Alcalá de Henares. 2009. p. 373- 377.
PADILHA, Dalva Maria Pereira. A inclusão digital de idosos como exercício de cidadania: o case das oficinas de inclusão digital do projeto potencialidade da PUCRS. FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 13- 18.
SANTOS, Bettina Steren dos et al. O mal-estar docente perante o uso das tecnologias de informação e comunicação. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 3, n. 1, p. 344-358, 2005.
SCHWANKE, Carla Helena Augustin. As Oficinas de Inclusão Digital do Projeto Potencialidade: ontem, hoje e amanhã. In: FERREIRA, Anderson Jackle et al. (Org.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 21-24.
STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. 4. ed. rev e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
TÁPIA, Jesús Alonso; FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: como é, como se faz. 10 ed. São Paulo: Loyola, 2012.
TAVARES, Samíla Sathler et al. Saúde emocional após a aposentadoria. NÉRI, Anita Liberalesso; YASSUDA, Mônica Sanches. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: Papirus, 2004.
ZIMERMAN, Guite I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.