COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o Plano Nacional de Educação (PNE), focando na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas competências digitais dos adultos mais velhos, além das estratégias para reduzir as barreiras digitais. Utilizou-se uma metodologia teórico-documental de abordagem exploratória, prospectiva e qualitativa, examinando o PNE. A pesquisa revelou que a utilização de ambientes virtuais e o acesso a equipamentos de informática e Internet são essenciais para o aprendizado e a formação continuada dos profissionais da EJA. Constatou-se que políticas de financiamento e projetos de inclusão digital são fundamentais para o sucesso da EJA. O estudo destaca a necessidade de estratégias que integrem tecnologias e práticas educacionais para enfrentar desafios digitais e promover a inclusão efetiva na EJA.