COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o Plano Nacional de Educação (PNE), focando na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas competências digitais dos adultos mais velhos, além das estratégias para reduzir as barreiras digitais. Utilizou-se uma metodologia teórico-documental de abordagem exploratória, prospectiva e qualitativa, examinando o PNE. A pesquisa revelou que a utilização de ambientes virtuais e o acesso a equipamentos de informática e Internet são essenciais para o aprendizado e a formação continuada dos profissionais da EJA. Constatou-se que políticas de financiamento e projetos de inclusão digital são fundamentais para o sucesso da EJA. O estudo destaca a necessidade de estratégias que integrem tecnologias e práticas educacionais para enfrentar desafios digitais e promover a inclusão efetiva na EJA.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Aparecida de Brito Baptista, J., & da Silva Santana Castro, C. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO . Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia