IMPACTOS DAS AULAS ONLINE NA PERCEPÇÃO E SIGNIFICADO DA DANÇA ENTRE IDOSOS PARTICIPANTES DO PROJETO ENVELHESENDO

Autores

  • Jeyziely Dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Bento Universidade federal do Paraná
  • Lucélia Borges

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.143036

Resumo

Resumo: O aumento da expectativa de vida traz diversas mudanças biopsicossociais nos idosos, tornando a dança uma prática importante para melhorar a capacidade funcional, aspectos psicológicos e a interação social. Este estudo analisou a influência das aulas online de dança no significado dessa prática para 15 idosos (14 mulheres) do Projeto de uma Universidade, com média de idade de 71,1 anos e tempo médio de participação de 3,7 anos. Quatorze participantes relataram gostar de dançar, a maioria com experiência na infância e adolescência. Os locais de dança incluíram a casa, o próprio projeto e outros lugares. Os benefícios da dança mencionados foram físicos, de bem-estar, alegria, aspectos psicológicos, interação social e recordações. Os significados atribuídos à dança incluíram alegria, leveza, recordações e melhorias para o corpo e a mente. Em conclusão, os idosos apresentaram percepções positivas sobre a prática de dança, destacando seus benefícios físicos e psicológicos durante as aulas remotas desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19.

Palavras-chave: idoso, dança, envelhecimento

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-20

Como Citar

Dos Santos, J., Barauce Bento , P., & Justino Borges, L. (2024). IMPACTOS DAS AULAS ONLINE NA PERCEPÇÃO E SIGNIFICADO DA DANÇA ENTRE IDOSOS PARTICIPANTES DO PROJETO ENVELHESENDO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.143036

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia