PESSOAS IDOSAS RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPIS) E A INTERAÇÃO COM ROBÔS SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.142879

Resumo

Pessoas institucionalizadas, especialmente as que apresentam processos demenciais, geralmente têm pouco envolvimento em atividades sociais e lazer. A robótica socialmente assistiva pode atuar na minimização do isolamento social nessa população. Objetivos: Relatar uma experiência inovadora de utilização de um robô socialmente assistivo para facilitar a atividade de Bingo entre idosos com declínio cognitivo ou demência de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Métodos: Foram incluídas pessoas idosas residentes da ILPI com 60 anos ou mais que possuíam indicativo prévio de declínio cognitivo ou demência. Foram excluídos aqueles que possuíam dificuldade auditiva e visual muito severa, os analfabetos e os que pontuaram menos que 13 pontos no Mini Exame do Estado Mental, pois esses não possuíam habilidades físicas ou cognitivas para interagir com o robô. Uma análise descritiva foi realizada, assim como observação do engajamento pelos monitores. Resultados: A amostra foi composta por 12 residentes da ILPI (81,6 anos). Os resultados demonstram boa aceitação e engajamento das pessoas idosas com tecnologia robótica como facilitadora da atividade de Bingo na ILPI.  Conclusão: Apesar de ser uma área nova, o campo de estudos dos robôs e a Gerontecnologia em ILPI tem apresentado resultados positivos para os residentes.

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Biografia do Autor

Patrícia Bet, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Raquel Ribeiro de Oliveira, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Isabella de Brito Ungaro, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Graduanda em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Maria Paulina Berrido da Silva, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Graduanda em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Matheus Rocha Santos, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Graduando em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Sarajane Marques Peres, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Ruth Caldeira de Melo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Monica Sanches Yassuda, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Professora Titular na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Marcelo Fantinato, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Meire Cachioni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Bet, P., Oliveira, R. R. de, Ungaro, I. de B., Silva, M. P. B. da, Santos, M. R., Peres, S. M., Melo, R. C. de, Yassuda, M. S., Fantinato, M., & Cachioni, M. (2024). PESSOAS IDOSAS RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPIS) E A INTERAÇÃO COM ROBÔS SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.142879

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia