APLICATIVOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO ENGAJAMENTO COGNITIVO NO ROBÔ SOCIAL ROBIOS: AVALIAÇÃO COM IDOSOS EM UMA ILPI

Autores

  • Marcelo Fantinato Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-6261-1497
  • Patrícia Bet Universidade de São Paulo
  • Raquel Ribeiro de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Matheus Rocha Santos Universidade de São Paulo
  • João Pedro Gonçalves Vilela Universidade de São Paulo
  • Giovanna Pedrino Belasco Universidade de São Paulo
  • Guilherme Fernandes da Costa Universidade de São Paulo
  • Augusto Zamora Sambé Universidade de São Paulo
  • Isabela de Brito Ungaro Universidade de São Paulo
  • Maria Paulina Berrido da Silva Universidade de São Paulo
  • Sarajane Marques Peres Universidade de São Paulo
  • Ruth Caldeira de Melo Universidade de São Paulo
  • Mônica Sanches Yassuda Universidade de São Paulo
  • Meire Cachioni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.142847

Resumo

Robôs sociais têm se destacado como tecnologia de ponta no cuidado de idosos, com aplicações que incluem treinamento cognitivo. Contudo, a capacidade interativa desses robôs ainda apresenta limitações, representando um desafio computacional para aprimorar sua funcionalidade em aplicações mais específicas. Objetivo: Desenvolver aplicativos para um robô social que estimulem o engajamento de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em atividades de treino cognitivo, e avaliar a satisfação dos usuários. Método: O robô social Robios foi utilizado, com a linguagem de programação Java. A equipe adotou uma abordagem inspirada em métodos ágeis de desenvolvimento de software. Idosos com comprometimento cognitivo ou diagnóstico de demência, residentes em uma ILPI, utilizaram os aplicativos e avaliaram sua satisfação, apresentada por meio de uma análise descritiva contendo notas mínima, média e máxima. Resultados: Quatro aplicativos de jogos foram desenvolvidos: adivinhação, completar a música, memória e quiz sobre música. O jogo da memória foi o mais bem avaliado, enquanto o jogo de adivinhação e o quiz sobre música foram os menos bem avaliados. Conclusão: Os resultados sobre a satisfação dos residentes em ILPIs com os aplicativos desenvolvidos indicam boa aceitação e interesse dessa população em inovações dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fantinato, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciência da Computação (UEM-PR, 1999); Mestre em Engenharia Elétrica (FEEC/Unicamp-SP, 2002); e Doutor em Ciência da Computação (IC/Unicamp-SP, 2007). Possui certificação Green Belt no programa de melhoria de qualidade Six Sigma (Motorola, 2007). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), do curso de Sistemas de Informação. Tem experiência profissional na indústria de desenvolvimento de software: Fundação CPqD (Campinas-SP, 2001-2006) e Motorola Industrial (Jaguariúna-SP, 2006-2008). Principais linhas de pesquisa: Gestão de Processos de Negócio, Contratos Eletrônicos, Serviços Web, Melhoria de Processo de Software e Teste de Software.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Fantinato, M., Bet, P., Ribeiro de Oliveira, R., Rocha Santos, M., Gonçalves Vilela, J. P., Pedrino Belasco, G., Fernandes da Costa, G., Zamora Sambé, A., de Brito Ungaro, I., Berrido da Silva, M. P., Marques Peres, S., Caldeira de Melo, R., Sanches Yassuda, M., & Cachioni, M. (2024). APLICATIVOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO ENGAJAMENTO COGNITIVO NO ROBÔ SOCIAL ROBIOS: AVALIAÇÃO COM IDOSOS EM UMA ILPI. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.142847

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia