ADOÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÓS-PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.142826

Resumo

A pandemia da COVID-19 intensificou o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), inclusive entre idosos. Estudos demonstram que essas tecnologias promovem envelhecimento saudável e ativo, facilitando interações sociais e acesso à informação. No entanto, idosos enfrentam dificuldades no manuseio dessas ferramentas. Este estudo investiga a adoção e uso das TICs por participantes de uma Universidade da Terceira Idade em São Carlos, SP. A pesquisa qualitativa transversal envolveu 30 participantes acima de 50 anos que participaram da pesquisa em 2019 e concordaram em participar do estudo em 2023. As entrevistas gravadas usaram um questionário com questões sociodemográficas e sobre a adoção e uso das TICs. A análise qualitativa seguiu a metodologia de Bardin e a quantitativa utilizou estatísticas descritivas. A maioria dos participantes era do sexo feminino, com idades entre 60 e 75 anos, e possuía ensino superior ou médio completo. Eles já estavam engajados digitalmente, adotando TICs para comunicação, informação, praticidade, distração e aprendizado, além de enfrentarem suporte e receios durante o manuseio. Os resultados destacam as demandas e particularidades desse grupo e ressaltam a importância da inclusão digital para promover envelhecimento saudável.

Palavras-chave: TICs. Envelhecimento Saudável. Engajamento. Dificuldades. Suporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Jorge Lorenzi, Universidade de São Paulo (USP)

Lorena Jorge Lorenzi é bacharel e mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (EESC/FMRP/IQSC-USP). Está cursando MBA em Digital Business da Esalq/USP. Faz parte da comissão de comunicação da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec) e fez parte da comissão de comunicação da Sociedade Internacional de Gerontecnologia (ISG). Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Assistivas para Moradia e Independência no Envelhecimento Saudável (L-TAMIE). 

Paula Costa Castro , Universidade Federal de São Carlos

Paula Castro é Professora Associada no Departamento deGerontologia na Universidade Federal de São Carlos, membro fundadora daSociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec) e Orientadora nos Programas dePós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) da Universidade de SãoPaulo (USP) e Gerontologia (PPGGero) da UFSCar. Possui doutorado em fisioterapiapela UFSCar e pós-doutoramento na University of Surrey. Desenvolve pesquisa naárea de Gerontologia nos temas Gerontecnologia, Tecnologia assistiva, Qualidadede Vida e Universidades da Terceira Idade. 

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Kado Mateus, S., Jorge Lorenzi, L., & Costa Castro , P. (2024). ADOÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÓS-PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.142826

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia