VALIDADE CONVERGENTE DE QUESTIONÁRIOS DE PROFICIÊNCIA NO USO DE COMPUTADORES E DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRE PESSOAS IDOSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.142775

Resumo

Objetivo: Comparar a confiabilidade e validade convergente de instrumentos de proficiência no uso de tecnologias em pessoas idosas brasileiras. Método: Estudo transversal com 30 pessoas idosas brasileiras, em 2023. Foram comparadas as versões adaptadas transculturalmente dos instrumentos Questionário de Proficiência no uso de Computador (CPQ-Brasil) e Questionário de Proficiência em Dispositivos Móveis (MDPQ-Brasil). O coeficiente alfa de Cronbach foi usado para estimar a confiabilidade e a correlação de Spearman para a comparação entre os dois questionários. Resultados: A maioria dos participantes eram mulheres (83,3%) com média de idade de 71,53 (DP 5,98). Ambos os questionários mostraram consistência interna elevada: os coeficientes alfa de Cronbach do CPQ-Brasil e do MDPQ-Brasil foram, respectivamente, 0,94 e 0,97. Houve correlações moderadas (r >0,5 a 0,7) e fortes (r >0,7) entre os domínios relacionados aos dois questionários. Conclusão: Os questionários CPQ-Brasil e MDPQ-Brasil demonstraram ser ferramentas altamente confiáveis para avaliar a proficiência tecnológica entre idosos brasileiros, com uma boa validade convergente entre eles. A possibilidade de utilizar ambos os instrumentos de forma intercambiável ou complementar em programas de inclusão digital oferece vantagens significativas para a capacitação tecnológica dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrieli Pereira da Cruz, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) da Universidade de São Paulo (USP). Sua área de atuação inclui cognição, terapia ocupacional, treino cognitivo, envelhecimento cognitivo e letramento digital.

Taiuani Marquine Raymundo, Universidade Federal do Paraná

Docente no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro fundadora e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec). Possui doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento na University of Applied Sciences Utrecht (HU) (The Netherlands). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Gerontecnologia (Letramento e Inclusão Digital de Idosos), Ageing in Place, Envelhecimento Saudável, Promoção de Saúde de pessoas idosas, Envelhecimento Cognitivo e Intervenções Cognitivas.

Lilian Dias Bernado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Docente do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), diretora Científica da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (2024-2026). Possui doutorado em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde pela Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Gerontecnologia (Letramento e Inclusão Digital de Idosos), Envelhecimento Saudável, Promoção de Saúde de pessoas idosas, Envelhecimento Cognitivo e Intervenções Cognitivas. 

Paula Costa Castro, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada no Departamento deGerontologia na Universidade Federal de São Carlos, membro fundadora daSociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec) e Orientadora nos Programas dePós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) da Universidade de SãoPaulo (USP) e Gerontologia (PPGGero) da UFSCar. Possui doutorado em fisioterapiapela UFSCar e pós-doutoramento na University of Surrey. Desenvolve pesquisa naárea de Gerontologia nos temas Gerontecnologia, Tecnologia assistiva, Qualidadede Vida e Universidades da Terceira Idade. 

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Pereira da Cruz, G., Marquine Raymundo, T., Dias Bernado, L., & Costa Castro, P. (2024). VALIDADE CONVERGENTE DE QUESTIONÁRIOS DE PROFICIÊNCIA NO USO DE COMPUTADORES E DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRE PESSOAS IDOSAS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.142775

Edição

Seção

Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia