USABILIDADE EM APLICATIVO DO GOVERNO FEDERAL: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO IDOSO NO MEU INSS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.142739Resumo
O uso da tecnologia nos serviços públicos tem se intensificado, especialmente a partir de plataformas digitais como o Meu INSS, facilitando o acesso a diversos. No entanto, a usabilidade dessa plataforma, pricipalmente para a população idosa, é um desafio a ser superado uma vez que a facilidade de uso de um sistema é um princípio da satisfação do usuário e o sucesso das ferramentas digitais. Considerando a importância da usabilidade e o crescente envelhecimento da população no Brasil, este estudo buscou analisar a experiência do usuário idoso ao interagir com o Meu INSS, identificando problemas de usabilidade específicos para esse público. Os resultados dos testes mostraram que a plataforma apresenta falta de intuitividade para realizar as ações e ainda, a complexidade da aplicação compromete significativamente a usabilidade do sistema, dificultando a interação e aumentando a probabilidade de erros e desistências. O presente estudo apresenta subsídios para a melhoria contínua da plataforma e para o desenvolvimento de soluções mais adequadas para o público idoso, promovendo a inclusão digital e garantindo o acesso aos serviços públicos de forma eficiente.Downloads
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Publicado
2024-10-20
Como Citar
Marcelino Offerni, E. P., de Almeida Ribeiro Checoni, M., de Tilio, L. M., & Henriques, F. (2024). USABILIDADE EM APLICATIVO DO GOVERNO FEDERAL: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO IDOSO NO MEU INSS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 29(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.142739
Edição
Seção
Artigos originais