CONSUMO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR PESSOAS IDOSAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.140625

Resumo

O aumento do consumo abusivo de álcool entre idosos representa um desafio crescente para a saúde pública no Brasil. Este estudo busca preencher lacunas no conhecimento sobre os padrões de consumo alcoólico entre idosos, os fatores de risco e as intervenções eficazes. O objetivo foi identificar o padrão de consumo abusivo de álcool entre idosos e os fatores sociodemográficos e individuais relacionados a esse comportamento de risco. A pesquisa, de caráter descritivo e transversal, analisou dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis (Vigitel) de 2023, com base em 21.690 entrevistas realizadas nas capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os resultados indicaram que 7,7% dos idosos consumiram álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias, com prevalência maior entre homens (15,7%) do que entre mulheres (4,1%). A frequência de consumo abusivo diminuiu com a idade e aumentou com o nível de escolaridade, refletindo uma relação complexa entre fatores sociodemográficos e comportamentais. A abstinência foi mais prevalente entre as mulheres, sugerindo um consumo mais moderado nesse grupo. Esses achados reforçam a necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades demográficas e sociais no enfrentamento do consumo abusivo de álcool entre idosos. A conclusão destaca a importância de políticas focadas na educação sobre os riscos do álcool, acesso ao tratamento e apoio aos idosos, além de fornecer dados essenciais para intervenções eficazes na prevenção de danos à saúde e dependência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Thaiz Cristina Gempka Piva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista do projeto de Atividade Física Terapêutica em Pessoas Idosas. Auxiliar técnica da modalidade de Badminton na iniciação esportiva e de rendimento. Atleta federada na modalidade de Badminton (BFP). Monitora de eventos de recreação infantil. Arbitra da Federação Paranaense de Badminton. Organização e estruturação de prontuário eletrônico médico para os hóspedes do Asilo Lar Rosas Unidas.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Lima, D. F., & Piva, T. C. G. (2025). CONSUMO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR PESSOAS IDOSAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 30. https://doi.org/10.22456/2316-2171.140625

Edição

Seção

Artigos originais