COGNIÇÃO E ATENÇÃO AUDITIVA SUSTENTADA EM PESSOAS IDOSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.140587

Resumo

Objetivo: Verificar se a habilidade de atenção auditiva sustentada é influenciada pela cognição em pessoas idosas e descrever valores para aplicação clínica. Método: A amostra final para análise foi composta por 20 pessoas idosas. Como procedimentos de pesquisa, os participantes foram submetidos a anamnese semi-estruturada, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica,  ao Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada e a versão brasileira do Montreal Cognitive Assessment Basic  (MoCA-B). Os participantes foram divididos em dois grupos, de acordo com os resultados do MoCA-B normal e alterado. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial dos dados, adotando-se como nível de significância de 5% (p< 0,05). Resultados: Ao comparar pessoas idosas com e sem alteração cognitiva, houve diferença estatisticamente significante no decréscimo de vigilância (p-valor=0,031). Foi possível descrever valores para a população, levando em consideração os aspectos cognitivos. Conclusão: A habilidade de atenção auditiva sustentada foi impactada pela alteração no rastreio cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélinton Goulart Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Larissa Coradini, Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM - Santa Maria (RS), Brasil.

Christine Grellmann Schumacher, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Mirtes Brückmann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Michele Vargas Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Fonoaudiologia,  Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Goulart Moreira, H., Coradini, L., Grellmann Schumacher, C., Brückmann, M., & Vargas Garcia, M. (2025). COGNIÇÃO E ATENÇÃO AUDITIVA SUSTENTADA EM PESSOAS IDOSAS . Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 30. https://doi.org/10.22456/2316-2171.140587

Edição

Seção

Artigos originais