REPERCUSSÕES DA PANDEMIA POR COVID 19 NA SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.140433

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever as repercussões da pandemia por covid-19 na saúde da pessoa idosa brasileira. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa, com protocolo de pesquisa avaliado e validado por pesquisadores da área, resultando na análise de 15 artigos publicados sobre os idosos brasileiros em tempos de pandemia de covid-19. Como resultados, emergiram três categorias: 1. Repercussões do isolamento social na vida das pessoas idosas; 2. Impactos da pandemia na saúde mental das pessoas idosas; e 3. Mortalidade por covid em idosos: repercussões na vida das pessoas idosas. Os estudos evidenciaram, principalmente, que dentre as repercussões, as inseguranças e medos vivenciados no período de isolamento foram os mais relatados, também, o alto índice de sintomas depressivos, com maior prevalência nas mulheres. Ainda, o desenvolvimento de novas aprendizagens de autocuidado, como o uso da máscara, do álcool gel e/ou a lavagem das mãos, além de experienciarem muitas perdas, já que quanto maior a idade, maior era risco de óbito. Sintetiza-se que a pandemia produziu diferentes repercussões na vida dos idosos, e que muitos, ficaram com sequelas, físicas e psicológicas, que necessitam de atenção e cuidado nesse tempo pós-pandêmico. Igualmente, a necessidade de fortalecer as políticas públicas sociais e de saúde que atendam a este público, não somente em momentos de pandemia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Kramer Ferretti, Unochapecó

Graduação em Fisioterapia, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Pós doutorado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto -Portugal. Atualmente é professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em Santa Catarina. É líder do grupo de pesquisa de Envelhecimento Humano e Saúde. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC). Membro do International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR). Professora do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde nos cursos de mestrado e doutorado. Editora Chefe da Revista FisiSenectus. Tem experiência docente na área da saúde, atuando principalmente na graduação e pós-graduação, com a pesquisa e extensão nos seguintes temas: envelhecimento humano e formação profissional.

Downloads

Publicado

2025-01-26

Como Citar

Piccinini, A. M., & Kramer Ferretti, F. (2025). REPERCUSSÕES DA PANDEMIA POR COVID 19 NA SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 30. https://doi.org/10.22456/2316-2171.140433

Edição

Seção

Artigos de revisão