PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS EM ATIVIDADES: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA

repercussions of the pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.136574

Resumo

Introdução: Na rotina das pessoas idosas foram impostas mudanças e adaptações para evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2. Objetivo:  Compreender a participação em atividades instrumentais, de lazer e sociais, no contexto da pandemia do coronavírus. Métodos: Feito estudo longitudinal prospectivo em uma amostra de 153 idosos. A coleta de dados aconteceu em dois momentos: seis meses e um ano após início da pandemia. Foram aplicados como instrumentos avaliativos: questionário sociodemográfico, o Activity Card Sort, o Miniexame do Estado Mental, o Short-Form Health Survey-36 e um checklist baseado no Questionário de Inventário Neuropsiquiátrico. Na análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e testes estatísticos não paramétricos de Wilcoxon.  Resultados: A maioria era do gênero feminino, casada e com alta renda e escolaridade. Ocorreram reduções na participação em atividades instrumentais (diferença da média: -1,0; p<0.000), sociais (diferença da média: -2,56; p<0.000) e de lazer de baixa demanda de esforço físico (diferença da média: -1,58; p<0.000), nos dois momentos da coleta. Existiram correlações fracas e negativas entre a presença de sintomas neuropsiquiátricos e o lazer de alta demanda (ρ=-0,180). Houve discreta melhora nas funções cognitivas, sem repercussões sobre a capacidade de engajamento. Os domínios de qualidade de vida apresentaram fracas correlações com a participação em atividades, com variações de 0,160 a 0,441. Conclusão: A pandemia repercutiu significativamente com alterações na participação em ocupações rotineiras. Ainda foi possível constatar que a participação tenha influência por aspectos que mensuram a qualidade de vida relacionada à saúde, sobretudo no que tange à capacidade funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Guilherme Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Estudante de Terapia Ocupacional

Souza de Oliveira Alvaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional

Ziemer Kusma Fidalski, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Odontologia. Professora Adjunta no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPR, Professora Permanente no Programa de Mestrado em Saúde da Família da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Taiuani Marquine Raymundo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências - área de Bioengenharia. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Dias Bernardo, L., Guilherme Ferreira, R., Souza de Oliveira Alvaro, S., Ziemer Kusma Fidalski, S., & Marquine Raymundo, T. (2025). PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS EM ATIVIDADES: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA: repercussions of the pandemic. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 30. https://doi.org/10.22456/2316-2171.136574

Edição

Seção

Artigos originais