O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1997-2021).

Autores

  • Anita Liberalesso Neri UNICAMP
  • Flávia Silva Arbex Borim UNICAMP
  • Lucia de Figueiredo Mourão UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.132857

Resumo

Objetivo: realizamos uma revisão narrativa e histórico-crítica da criação e da consolidação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas (PPGG/FCM/Unicamp) (1997-2001), levando em conta as mudanças populacionais, científicas e políticas que presidiram a instalação e o amadurecimento dos primeiros programas de pós-graduação de natureza interdisciplinar no Brasil.  Metodologia: foram utilizados documentos oficiais sobre a pós-graduação brasileira e sobre o Comitê Interdisciplinar, relatórios das avaliações periódicas do PPGG/Unicamp e registros da memória da primeira autora, que liderou o processo de instalação do programa na Unicamp, presenciou e se envolveu com os embates acadêmicos em torno do conceito e da prática da interdisciplinaridade na universidade e na CAPES. Resultados: a interdisciplinaridade em Gerontologia é uma forma produtiva e em constante processo de construção de geração de conhecimentos úteis à população. O desenvolvimento de linhas de pesquisa interdisciplinar e de projetos temáticos integrados e de longo prazo por equipes não hierarquizadas revela-se como forma produtiva de se realizar a interdisciplinaridade. O PPGG/FCM/Unicamp organiza-se em três linhas de pesquisa (qualidade de vida e saúde; velhice bem-sucedida, personalidade e sociedade; envelhecimento e doenças crônicas) e nove projetos interdisciplinares, que nucleiam sua produção acadêmico-cientifica. Conclusões: a interdisciplinaridade em Gerontologia tem sido um processo de construção coletiva e continuada que excede os limites dos 20 anos de sua existência na pós-graduação brasileira, influenciada por variáveis históricas, institucionais e pessoais. De seus progressos, depende, em parte, o bem-estar dos idosos diante dos desafios da expansão da longevidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Liberalesso Neri, UNICAMP

Graduada em Psicologia. Doutora em Psicologia pela USP. Professora Titular na Unicamp, Professora Colaboradora no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Flávia Silva Arbex Borim, UNICAMP

Graduada em Fisioterapia. Doutora em Çiências Médicas (Saúde Coletiva) pela Unicamp. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Lucia de Figueiredo Mourão , UNICAMP

Graduada em Fonoaudiologia. Doutora em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Docente Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Neri, A. L., Borim, F. S. A., & Mourão , L. de F. (2023). O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1997-2021). Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.132857

Edição

Seção

Dossiê REPRINTE: Os programas de pós-graduação em Gerontologia