O TEMA ENVELHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.128703Resumo
O Projeto Político Pedagógico é um instrumento construído no coletivo, no qual norteia as ações da comunidade escolar. A escola tem sido reconhecida como espaço importante de discussões acerca de temáticas sobre o envelhecimento. O objetivo do estudo foi investigar o tema envelhecimento no contexto escolar a partir da análise do Projeto Político Pedagógico de escolas públicas. Trata-se de um estudo documental, no qual foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos de escolas estaduais públicas de ensino, localizadas no município de Irati, Estado do Paraná. A consulta foi realizada em 2020 a partir de informações disponibilizadas no site Núcleo Regional de Educação. Para a análise e extração das informações nos documentos, foi realizada inicialmente uma busca por palavras-chaves no texto vinculadas ao tema e, após, essas informações identificadas foram sistematizadas. Foram identificados e analisados 15 Projetos Políticos Pedagógicos e os resultados apontaram que a temática esteve presente em 11 deles, e dos termos que adotamos para as buscas, a palavra que mais citada nos documentos foi idoso. A temática envelhecimento/idoso/velho como conteúdo foi identificada nas disciplinas de Geografia, História e, indiretamente, Ensino religioso, e as menções do termo idoso de forma direta apresentam-se nas escolas que possuíam cursos técnicos, ofertados pelas instituições de ensino. A escola é um local privilegiado para tratar sobre o envelhecimento e temáticas relacionadas, como saúde, educação e direitos humanos, além de ser um espaço de compartilhamento de experiências, reflexões e debates sobre a pessoa idosa, envolvendo gestores, alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento.