ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.128275

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para melhoria da qualidade de vida dos cuidadores familiares de pessoas idosas e descrever o perfil sociodemográfico dos cuidadores familiares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. As categorias foram organizadas em três temáticas: A Capacitação do Cuidador, Intervenções Direcionadas para a Pessoa Idosa Dependente de Cuidados e Perfil Socioeconômico dos Cuidadores. A literatura evidencia que programas de capacitação para cuidadores, que incluam plano de cuidados personalizados, aumento do letramento em saúde, manejo e identificação de estressores e acompanhamento por telessaúde são capazes de melhorar a qualidade de vida. Além disso, as intervenções direcionadas para a Pessoa Idosa incluem manejo farmacológico da Incontinência Urinária, adequação do espaço físico e reabilitação funcional, contribuindo com a autonomia do receptor de cuidados e diminuição da sobrecarga do cuidador. Por fim, a descrição do perfil sociodemográfico típico desses cuidadores é composta por mulheres com mais de 60 anos de idade. Assim, os resultados encontrados demonstram que as estratégias para a melhoria da sobrecarga das cuidadoras familiares de pessoas idosas são amplas, simples e de fácil aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Nogueira , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020-Atual). Atualmente é Diretor de Pesquisa e Extensão da Liga Acadêmica Multiprofissional de Feridas orientado pela Drª. Fabiana Gonring Xavier. É monitor bolsista da disciplina de Semiologia e Semiotécnica do curso de Enfermagem - UFES.

João Pedro Oliveira Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando de Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuando na extensão do projeto Fordan - Cultura no Enfrentamento às Violências/UFES desde 2019. Iniciado no Programa Institucional da Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo na edição PIIC 2021/2022 desenvolvendo o subprojeto " Levantamento Bibliográfico a Utilização de Jogos como Estratégia para Educação em Saúde e o Cuidado de si para à Pessoa Idosa." Atualmente membro do Grupo de Pesquisa em Assistência e Educação Integrada em Saúde - GAPEiS/UFES desde 2021.

Jaynni Lage Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmica de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (2020-Atual). Atualmente é membro do Projeto de Extensão "Amamenta" - UFES. 

Fabiana Gonring Xavier, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -1998. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) - 1999 e Enfermagem do Trabalho pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) - 2010. Mestre em Saúde Pública pela USP - SP (2005). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2016. Titulada Especialista em Enfermagem Dermatológica pela aprovação no concurso de prova de títulos da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) - 2018. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem Dermatológica (2020). Professora Adjunta da UFES. Membro do Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde. Coordenadora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Feridas (LAMuFe) e Parecerista do Projeto Adote uma Lesão. Experiência em Unidade de Terapia intensiva, em gerência e coordenação acadêmica, em ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, e em extensão e pesquisa nas seguintes áreas: Dermatologia, Gerontologia, Práticas Integrativas e complementares, simulação e tecnologias em Saúde. Docente do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para autorização, reconhecimento e renovação de Cursos de Enfermagem nível Bacharelado e Licenciatura, Coordenadora no Núcleo de Investigação em Práticas Integrativas e Complementares (CCS/UFES).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Soares Nogueira, R., Oliveira Silva, J. P. ., Lage Rodrigues, J., & Gonring Xavier , F. . (2023). ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.128275

Edição

Seção

Artigos de revisão