TRIAGEM NUTRICIONAL EM IDOSOS HOSPITALIZADOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

una revisión bibliométrica

Autores

  • Jorge Luís Pereira Cavalcante Centro Universitário Inta - UNINTA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.123744

Resumo

A triagem nutricional (TN) é uma ferramenta importante para rastrear o risco nutricional de uma pessoa internada. Há vários instrumentos que são utilizados nessa triagem quando se investiga idosos hospitalizados. O objetivo deste estudo foi verificar o panorama geral da aplicabilidade da TN e de suas diversas técnicas em idosos hospitalizados na detecção precoce de desnutrição anterior à internação. Tratou-se de uma revisão bibliométrica com 46 artigos selecionados na PubMed, BVS e Scholar Google, sem restrição temporal e nem de idiomas, cujos estudos foram realizados no Brasil. A pesquisa ocorreu de janeiro a junho de 2021. Observou-se que todas as obras eram posteriores a 2005. Em 63% dos estudos foi usado somente um instrumento de triagem, destacando a Nutritional Risk Screening (NRS) 2002; e 70% deles apresentavam informações sobre risco nutricional. A NRS 2002 foi usada em 47% das investigações enquanto a Subjective Global Assessment (SGA) e a Mini Nutritional Assessment (MNA) estiveram presentes em 36% e 30% dos artigos, respectivamente. Em somente dois estudos não foram identificados os tipos de triagem. Em 14 estudos não foram observados dados de idosos com ou sem risco nutricional. Conclui-se que a triagem nutricional em idosos hospitalizados no Brasil passou a ser pesquisada em meados da primeira década do terceiro milênio. Assim, mais estudos são necessários por não haver pesquisadores de referência e por conter uma lacuna nessa temática na identificação dos perfis de risco nutricional em idosos de todo o Brasil, não se restringindo ao eixo Sudeste/Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luís Pereira Cavalcante, Centro Universitário Inta - UNINTA.

Bacharel em Nutrição (UECE). Especialista em Dietoterapia (UNIFOR). Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFC). Doctorado en Nutrición (em andamento) pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. Gerontólogo em formação. Tanatólogo em formação. Radialista em formação. Instrutor de Meditação em formação. Nutricionista Clínico (concursado) da Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria Municipal de Saúde, lotado no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição e dos Cursos de Pós-graduação Lato sensu (Especializações) do UNINTA, Sobral-CE. Gestor dos TCC e de Egressos do Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Nutrição, Elementos Químicos e Moléculas - NELMOL, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq) e também pertencente ao Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA, Sobral-CE. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNINTA. Docente titular das disciplinas de Nutrição Humana I, de Pesquisa em Nutrição I (TCC I), de Pesquisa em Nutrição II (TCC II), Avaliação Nutricional Avançada e Gerontologia no Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA. Tutor da Residência Multiprofissional em Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral em parceria com o UNINTA, em Sobral-CE. Representante do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6) na Região Metropolitana de Sobral-CE. Experiência profissional em Nutrição Clínica Hospitalar há mais de 25 anos. Tem como Linhas de Pesquisa: Nutrição Clínica; Nutrição Humana; Bioquímica da Nutrição; Gerontologia; Leite Humano/Aleitamento Materno; Vegetarianismo; e Tanatologia. É membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV) e da Rede Nacional de Tanatologia (RNT).

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Cavalcante, J. L. P. (2025). TRIAGEM NUTRICIONAL EM IDOSOS HOSPITALIZADOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA: una revisión bibliométrica. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 30. https://doi.org/10.22456/2316-2171.123744

Edição

Seção

Artigos de revisão