ORGANIZAÇÕES DE CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO PARA IDOSOS: TIPOLOGIA EM DESTAQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.116601

Palavras-chave:

Organização, Idoso, Classificação, Instituição De Longa Permanência Para Idosos, Organizations, Aged, Classification, Homes for the Aged.

Resumo

As organizações de cuidados de longa duração para pessoas idosas são espaços alternativos de suporte a elas e aos familiares. O cuidado prestado, integral de qualidade, é indicado por lei, prioritariamente pelo Estatuto da Pessoa Idosa. A garantia de atendimento de qualidade inclui a fiscalização das organizações, dentre elas, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o Ministério Público (MP), o Conselho do Idoso, a Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros previstos na lei. A fiscalização inclui normas técnicas, dentre elas a identificação da formalização do tipo de atividade econômica do público em relação às atividades oferecidas. Este estudo comparou a tipologia das organizações ILPIs, com os registros dos órgãos fiscalizadores em relação à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de fundamento qualitativo e quantitativo que possui análise de conteúdo temático. Ele foi realizado em duas cidades do interior paulista com base em dados primários e secundários pelo sistema da CNAE. Mapeou-se 26 locais não governamentais denominados ILPIs, 21 (80,8%) com fins lucrativos e cinco (19,2%) sem fins lucrativos do tipo filantrópico. As tipologias de destaques, de acordo com a classificação do CNAE, foram ILPIs (14;67%) e Clínicas-Residências Geriátricas (7;27%). A formalização das organizações, nos registros oficiais do CNAE, informa que sua principal atuação é vinculada à área social, porém, as atividades predominantes exercidas indicam a área da saúde. As atividades declaradas na CNAE não são compatíveis com as exercidas e podem gerar conflitos na execução fiscalizatória, além de produzir fragilidades no cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Vasconcellos Melo Corsini, Autônoma.

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Cidade e Envelhecimento.

Vania Aparecida Gurian Varoto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Gerontologia (DGero).

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Engenharia de Produção, Professora Associada do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia. Líder do Grupo de Pesquisa Direito, Cidade e Envelhecimento.

Ana Carolina Matiole, Autônoma.

Gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Cidade e Envelhecimento.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Corsini, T. de V. M., Varoto, V. A. G., & Matiole, A. C. (2023). ORGANIZAÇÕES DE CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO PARA IDOSOS: TIPOLOGIA EM DESTAQUE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.116601

Edição

Seção

Artigos originais