EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM TAREFA DUPLA NA APTIDÃO FUNCIONAL E NO DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.116489

Palavras-chave:

Envelhecimento, Exercício físico, Cognição

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de um treinamento de força, utilizando a estratégia de tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idosos ativos. Vinte idosos (>60 anos) foram divididos em dois grupos: grupo de treinamento de força (GF; n=10) e grupo de treinamento de força com tarefa dupla (GF+TD; n=10). Ambos os grupos realizaram exatamente o mesmo treinamento de força, o que os diferenciava era que o GF+TD incluiu, durante a execução dos exercícios, tarefas cognitivas. Foram realizadas duas sessões semanais, durante dez semanas. Antes e após, a aptidão funcional foi avaliada pela bateria de testes da AAHPERD, e o desempenho cognitivo através do Timed Up & Go, com tarefa dupla (TUG+TD), Miniexame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para análise, utilizou-se o método de Equações de Estimativas Generalizadas (α=0,05). A resistência aeróbica (p=0,001) e a força resistente de membros superiores (p=0,001) apresentaram melhoras significativas em ambos os grupos. As demais variáveis relacionadas à aptidão funcional mantiveram seus valores em ambos os grupos. Em relação ao desempenho cognitivo, o TUG+TD (p=0,015) e o BAF (p=0,001) apresentaram melhoras com os dois treinamentos, enquanto o MEEM e o TDR mantiveram seus valores. Conclui-se que o treinamento de força utilizando a estratégia de tarefa dupla apresentou resultados semelhantes ao treinamento de força realizado de forma isolada, melhorando e mantendo tantos aspectos da aptidão funcional quanto do desempenho cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lima de Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM. Graduação em Educação física- Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (2013-2018). 

Juliana Cristina Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Mestrado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (2020).

Ana Carolina Kanitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT/ UFRGS), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde (GERE/ UFU), Grupo de Pesquisa em Voleibol (GPV/ UFRGS), Laboratório de Avaliação Neuromuscular (LabNeuro/ UFPel) e Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico (GPEC/UFSC). Uma das idealizadoras do I Simpósio Nacional de Mulheres em Ciências da Saúde e, atualmente, coordenadora do projeto de extensão Mulheres em Ciências da Saúde (@mulheresnaciencia.efi). Principais áreas de atuação são: atividades aquáticas, envelhecimento, saúde e treinamento.

Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia

Professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI-UFU. Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais (2008) e Doutorado em Ciências da Motricidade na Área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana, da UNESP Campus Rio Claro (2013). Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP Campus Rio Claro (2013/2014). É líder do GERE - Grupo de pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, com as linhas de pesquisa: Gestão da saúde e atividade física, Gestão do esporte e Interfaces do Lazer e vice-líder do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências do Lazer e do GIEL- Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Compõe o Centro da Rede CEDES em Minas Gerais. Tutora da Empresa Júnior HUSPORT (FAEFI-UFU). Vice-presidente da ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte (2019-2020). Atualmente é pós-doutoranda na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP Leste). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas Públicas de Esporte, Saúde e Lazer e Interfaces do Lazer.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

de Castro, G. L., Silva, J. C., Kanitz, A. C., & Tavares, G. H. (2023). EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM TAREFA DUPLA NA APTIDÃO FUNCIONAL E NO DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.116489

Edição

Seção

Artigos originais