ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.113801Palavras-chave:
Educação, Envelhecimento, Sequências DidáticasResumo
A inserção do idoso em ambientes educativos tem sido relatada como de grande importância devido às atividades educativas atuarem como ferramentas de apoio à melhoria da qualidade de vida deste público. Entendendo a importância dessa prerrogativa, este trabalho objetivou experienciar o processo de ensino de Microbiologia junto ao idoso a partir da adaptação, aplicação e análise de sequências didáticas apoiadas na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para isso, foram ofertados 5 encontros virtuais para o público idoso, onde foram abordadas diversas temáticas acerca do mundo microbiano seguindo a metodologia dos 3MPs. O número de participantes variou de 12 a 21, em cada um dos encontros ofertados e os integrantes foram caracterizados, em sua maioria, como pertencentes ao sexo feminino (95%), com Ensino Superior Completo (32,5%) e aposentados (95%). Reitera-se a partir da análise dos encontros a importância de adaptar os conteúdos que se pretende trabalhar à realidade dos idosos, possibilitando que eles dialoguem e contribuam com seus saberes e vivências para que os objetivos de aprendizagem propostos sejam alcançados. Pontua-se, também, a importância de melhor elaborar os momentos de Aplicação do Conhecimento, de modo a não serem confundidos com momentos avaliativos, inibindo a participação do público. Por fim, evidenciou-se as potencialidades em se trabalhar a temática microbiana com este público e o sucesso de participação observado a partir da utilização desta metodologia de ensino, abrindo margem para a realização de mais estudos na área se utilizando de outras temáticas dentro da Microbiologia e até de outros conteúdos científicos.