ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.113801

Palavras-chave:

Educação, Envelhecimento, Sequências Didáticas

Resumo

A inserção do idoso em ambientes educativos tem sido relatada como de grande importância devido às atividades educativas atuarem como ferramentas de apoio à melhoria da qualidade de vida deste público. Entendendo a importância dessa prerrogativa, este trabalho objetivou experienciar o processo de ensino de Microbiologia junto ao idoso a partir da adaptação, aplicação e análise de sequências didáticas apoiadas na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para isso, foram ofertados 5 encontros virtuais para o público idoso, onde foram abordadas diversas temáticas acerca do mundo microbiano seguindo a metodologia dos 3MPs. O número de participantes variou de 12 a 21, em cada um dos encontros ofertados e os integrantes foram caracterizados, em sua maioria, como pertencentes ao sexo feminino (95%), com Ensino Superior Completo (32,5%) e aposentados (95%). Reitera-se a partir da análise dos encontros a importância de adaptar os conteúdos que se pretende trabalhar à realidade dos idosos, possibilitando que eles dialoguem e contribuam com seus saberes e vivências para que os objetivos de aprendizagem propostos sejam alcançados. Pontua-se, também, a importância de melhor elaborar os momentos de Aplicação do Conhecimento, de modo a não serem confundidos com momentos avaliativos, inibindo a participação do público. Por fim, evidenciou-se as potencialidades em se trabalhar a temática microbiana com este público e o sucesso de participação observado a partir da utilização desta metodologia de ensino, abrindo margem para a realização de mais estudos na área se utilizando de outras temáticas dentro da Microbiologia e até de outros conteúdos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Biólogo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará

Gabriela Brilhante Rabelo, Serviço Social do Comércio - SESC Fortaleza

Assistente Social. Especialização em Gerontologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Assistente Social do Serviço Social do Comércio - SESC Fortaleza e Professora do Curso de Graduação de Serviço Social da Faculdade Cearense - FAC.

Issac Neto Goes da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Médico veterinário. Mestrado em Ciências Veterinárias. Doutorado em Biotecnologia da Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). É professor adjunto de Patologia Clínica Veterinária da Universidade Estadual do Ceará. Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UECE. Professor do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Médica veterinária. Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Microbiologia Médica/UFC. Professora da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bióloga, Mestre em Microbiologia Médica e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental). Docente do Curso de Ciências Biológicas, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. 

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Pereira, V. C., Rabelo, G. B., Silva, I. N. G. da, Paixão, G. C., & Pantoja, L. D. M. (2023). ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 28. https://doi.org/10.22456/2316-2171.113801

Edição

Seção

Artigos originais