METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.110296

Palavras-chave:

Metodologias de Aprendizagem, Idoso, Revisão sistemática.

Resumo

A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Samuel Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. contatogeovanaoliveira@gmail.com

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Técnico em Assuntos Educacionais do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Enfermagem (NFR) e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/PROEX/UFSC).

Michele Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/PROEX/UFSC).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Oliveira, G. S., Koerich, G. H., Baeta Neves Alonso da Costa, M. F., & Medeiros, M. (2021). METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.110296

Edição

Seção

Artigos