ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lucélia Justino Borges Docente do Departamento de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR. https://orcid.org/0000-0002-0142-3641
  • Joamara de Oliveira Pimentel Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. https://orcid.org/0000-0002-3023-3273
  • Silvano da Silva Coutinho Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tutor da Residência Multiprofissional em Atenção Primária da Universidade Estadual do Centro-Oeste. https://orcid.org/0000-0002-5398-4352
  • Mathias Roberto Loch Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina Professor do Programa de Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-2680-4686

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.109396

Palavras-chave:

Educação Física, Envelhecimento, Formação Profissional, Área de Atuação Profissional.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar as perspectivas de estudantes do curso de bacharelado em Educação Física, de três universidades públicas paranaenses, em relação ao envelhecer como
profissional de Educação Física. Participaram 330 estudantes (204 ingressantes e 126 concluintes), que responderam um questionário testado previamente. Análise descritiva e teste qui-quadrado foi utilizado, adotando nível de significância de 5%. Os resultados indicam que o campo esportivo (39,7%) e o fitness (18,4%) foram os mais pretendidos, com diferenças significativas em relação ao gênero (p<0,05). Enquanto a maioria dos homens (50%) referiu intenção de trabalhar no campo esportivo, a proporção de mulheres foi maior na saúde pública e no lazer (16,3% e 14,3% respectivamente). De forma geral, os estudantes apresentaram perspectivas positivas sobre
o envelhecer na profissão. Contudo, foram observadas algumas contradições na visão dos estudantes que pretendem atuar com o fitness, uma vez que 97,9% consideraram que ter boas condições físicas é importante, mas 63,5% não se imaginam exercendo essa atividade quando estiverem com 60 anos ou mais e 54,3% referiram não conhecer nenhum profissional de Educação Física idoso que atua no campo fitness. As perspectivas dos estudantes sobre o envelhecer como profissional da área mostraram-se positivas, porém demonstram diferenças em relação ao gênero, às atividades profissionais pretendidas e à situação no curso (ingressantes e concluintes).

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Biografia do Autor

Lucélia Justino Borges, Docente do Departamento de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR.

Doutora em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Educação Física - Universidade Federal do Paraná

Joamara de Oliveira Pimentel, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.

Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Londrina

Silvano da Silva Coutinho, Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tutor da Residência Multiprofissional em Atenção Primária da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Realizou estágio de pós-doutoramento na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP)

Doutor em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)

Mathias Roberto Loch, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina Professor do Programa de Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrin, com estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid.

 Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Borges, L. J., Pimentel, J. de O., Coutinho, S. da S., & Loch, M. R. (2023). ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 27(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.109396

Edição

Seção

Artigos originais