(GERONTO)TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS À PESSOA IDOSA/FAMÍLIA: CONCEITOS, APRESENTAÇÕES E FINALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.107917

Palavras-chave:

Idoso, Tecnologia, Envelhecimento, Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar, na literatura, a produção e/ou utilização de gerontotecnologias cuidativas, no que se refere ao conceito, apresentação e finalidade. Métodos: Revisão integrativa, por meio da busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) acessando: Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), por meio dos descritores: idoso; tecnologia; envelhecimento; pessoal de saúde. Incluíram-se 12 estudos primários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de 2003 a 2020. Utilizou- -se análise qualitativa para categorização dos domínios. Resultados: emergiram três categorias “abordagens e conceitos atribuídos as tecnologias”, “apresentações de gerontotecnologia” “finalidade da gerontotecnologia” e “resultados alcançados”. Quanto às abordagens e conceitos, encontrou-se os termos: tecnologia; tecnologia educacional; tecnologia educativa; tecnologia socioeducacional; (geronto) tecnologia; tecnologia de cuidado, tecnologia cuidativa; tecnologia assistiva e Tecnologia cuidativo-educacional. Quanto a apresentação das tecnologias: Jogo de tabuleiro; vídeodebate; organizadores de medicamentos; identificação das cartelas de medicação com caneta permanente; trocar notas de valor alto por notas de menor valor; folder/ manual de orientações; relatório diário, barras de apoio; corrimão em escadas; aplicativo em plataforma móvel denominado Idoso Ativo; filmes e vídeos de imagens; contação de Histórias e convívio grupal. Quanto a finalidade: cuidado com a pessoa idosa; envelhecimento ativo; conhecimento sobre a sexualidade, saúde e contribuições para as relações sociais da pessoa idosa. Conclusão: As gerontotecnologias apresentadas podem ser utilizadas por profissionais e por cuidadores em diferentes contextos, com vistas à auxiliar no processo de cuidado a pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Casarin, Universidade Franciscana.

Acadêmica de Enfermagem. Membro do Núcleo Interprofissional de Estudos em Envelhecimento e Gerontotecnologia (NIEEG).

Betânia Huppes, Universidade Franciscana (UFN)

Acadêmica de Enfermagem. Membro do Núcleo Interprofissional de Estudos em Envelhecimento e Gerontotecnologia (NIEEG).

Daiane Porto Gautério-Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Doutora em Enfermagem. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON)

Naiana Oliveira dos Santos, Universidade Franciscana (UFN)

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Doutora em Enfermagem. Vice-líder do Grupo de Estudos em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES).

Silomar Ilha, Universidade Franciscana (UFN)

Enfermeiro. Especialista em Gerontologia. Doutor em Enfermagem. Coordenador do Núcleo Interprofissional de Estudos em Envelhecimento e Gerontotecnologia (NIEEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON)

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Casarin, F., Huppes, B., Porto Gautério-Abreu, D., Oliveira dos Santos, N., & Ilha, S. (2021). (GERONTO)TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS À PESSOA IDOSA/FAMÍLIA: CONCEITOS, APRESENTAÇÕES E FINALIDADES. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.107917

Edição

Seção

Artigos originais