ANÁLISE DO FILME IRIS SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.106120

Palavras-chave:

Cuidadores, Doença de Alzheimer, Filmes Cinematográficos, Papel do Profissional de Enfermagem, Idosos

Resumo

Objetivo: Realizar uma análise do filme “Iris”, buscando destacar e apresentar, à luz da Enfermagem Gerontológica, temas relevantes ao cuidado do idoso diagnosticado com demência do tipo Alzheimer. Método: Análise fílmica, que buscará apresentar as articulações imagéticas que formam os produtos artísticos audiovisuais, dotando-os de significados, buscando explicar cenas, esclarecer pontos e propor a sua interpretação. Resultados: A análise desse filme de drama-romance mostrou o papel importante que John Bayley teve enquanto cuidador de Iris, estimulando-a e, consequentemente, fortalecendo-a na busca por promoção de saúde e qualidade de vida. Conclusão: A reflexão sob o olhar da Enfermagem Gerontológica surge também no contexto dos idosos fragilizados ou doentes, sendo uma importante opção de suporte à família cuidadora, auxiliando em esforços conjuntos na busca e na conquista de políticas e programas que viabilizem uma assistência condigna, em quaisquer condições e circunstâncias e à conservação da sua dignidade na vida social.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cristina dos Santos, Universidade Católica de Brasília

Enfermeira, Mestranda em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-graduação em Gerontologia. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Eduarda Rezende Freitas, Universidade Católica de Brasília

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-graduação em Gerontologia. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Lucy de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Brasília

Médica, Doutora em Fisiologia, Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-graduação em Gerontologia. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Universidade de Brasília

Psicóloga, Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Como Citar

Santos, L. C. dos, Freitas, E. R., Gomes, L. de O., & Chariglione, I. P. F. S. (2022). ANÁLISE DO FILME IRIS SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 385–398. https://doi.org/10.22456/2316-2171.106120

Edição

Seção

Artigos originais