POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE PARA PESSOAS IDOSAS: TRAMAS BIOPOLÍTICAS ENTRE GÊNERO E ENVELHECIMENTO

Autores

  • Daniel Vieira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernando Altair Pocahy Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.104916

Palavras-chave:

envelhecimento, saúde, gênero, biopolítica.

Resumo

O presente artigo analisa como os marcadores de gênero e sexualidade encontram-se (des)articulados às políticas públicas voltadas para a população idosa. Buscou-se compreender como esses marcadores operam, em presença ou ausência estratégica, na (in)definição do sujeito (im)possível para o governo geracional. Para atingir nossos objetivos, estabelecemos uma descrição analítica de dois dos principais documentos que inauguram as políticas públicas para idosos no processo da abertura democrática. Os princípios ético-epistemológicos e metodológicos desta operação privilegiaram problematização discursivo-desconstrucionista, a fim de compreendermos os modos como nos constituímos em sujeitos de uma determinada população, no caso, idosa. Esse movimento nos permitiu acionar algumas  análises sobre produções discursivas na (in)definição e governo do envelhecimento, destacando que a sua (in)eficácia depende de maior ou menor investidura na (des)articulação com outros marcadores da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Vieira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagogo, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC/UERJ), Doutorando em Educação (PROPED/UERJ). Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Duque de Caxias.

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Faculdade de Educação/ Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) na mesma instituição. É coordenador do GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde (Diretório CNPq). É Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Social e Institucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES, vinculado respectivamente aos grupos GEERGE - Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas - LPP. Fez estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (Centre Louise Labé), França (bolsa CAPES). 

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Silva, D. V., & Pocahy, F. A. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE PARA PESSOAS IDOSAS: TRAMAS BIOPOLÍTICAS ENTRE GÊNERO E ENVELHECIMENTO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.104916

Edição

Seção

Artigos originais