MOTIVAÇÕES PARA O CONTATO SOCIAL NA VELHICE PELO FACEBOOK

Autores

  • Tássia Monique Chiarelli Universidade Estadual de Campinas
  • Samila Sathler Tavares Batistoni Universidade de São Paulo
  • Giovana do Carmo Borges Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.103543

Palavras-chave:

Relações Sociais, Idoso, Internet, Facebook

Resumo

O estudo buscou indicadores de motivação, de utilização e de composição das redes de relações sociais de idosos via Facebook. Foram entrevistados 130 idosos usuários do Facebook (82,3% feminino, M= 67,9 anos de idade). A autoeficácia foi alta (7,2 pontos), 63,8% acessam pelo menos uma vez ao dia o Facebook, o tamanho médio das redes foi de 178 contatos. Análise de Correspondência Múltipla identificou a formação de quatro agrupamentos: Explorador, Solitário, Familiar e Sociável. Considera-se que, na velhice, o Facebook pode atuar como recurso de otimização dos processos adaptativos, possibilitando a ampliação das metas sociais tanto de ordem afetiva como informativa.

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Biografia do Autor

Tássia Monique Chiarelli, Universidade Estadual de Campinas

Gerontóloga e Mestra em Gerontologia pela da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), doutoranda em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Samila Sathler Tavares Batistoni, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Docente do curso de Graduação em Gerontologia e do programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Giovana do Carmo Borges, Universidade de São Paulo

Gerontóloga pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2022-09-07

Como Citar

Chiarelli, T. M., Batistoni, S. S. T., & Borges, G. do C. (2022). MOTIVAÇÕES PARA O CONTATO SOCIAL NA VELHICE PELO FACEBOOK. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 147–161. https://doi.org/10.22456/2316-2171.103543

Edição

Seção

Artigos originais