VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA EM ÁREA URBANA COM SUPORTE DE PROTEÇÃO SOCIAL E DE SAÚDE

Autores

  • Maria de Nazaré de Souza Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Cleisiane Xavier Diniz Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Selma Lira Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Vanusa do Nascimento Universidade do Estado do Amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade
  • Euler Esteves Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.102870

Palavras-chave:

Envelhecimento. Violência. Violência Doméstica. Condições Sociais. Relações Familiares

Resumo

Este estudo tem como objetivo estimar a prevalência da violênciacontra a pessoa idosa e investigar como ela se apresenta em áreaurbana com suporte de serviços de proteção social e de saúdedestinados ao atendimento do idoso. Pesquisa quantitativa, transversal e descritiva realizada com 380 idosos residentes na zona sulda cidade de Manaus, área mais equipada com serviços de proteçãosocial e de saúde para idosos. Foi calculada uma margem de errode 5% e Coeficiente de Confiança de 95%. Utilizou-se Instrumentode Avaliação de Violência e Maus-Tratos Contra a Pessoa Idosausado pelo Ministério da Saúde nos Cadernos de Atenção Básica.A prevalência de violência foi de 30,3% e ultrapassou a média demuitos estudos brasileiros. A violência psicológica foi a mais prevalente, com taxa acima da média nacional, seguida da financeira eda física. As variáveis “idade”, “renda familiar”, “violência financeira” e“violência física” apresentaram forte associação (p < 0,05). O númeroampliado de unidades de acolhimento e notificação de violêncianão garantiu prevalência significantemente menor em relação àtaxa nacional, indicando que o problema possa estar nas relaçõesintrafamiliares conflituosas. Sugerem-se estudos que possam identificar a disfuncionalidade familiar como preditora de violência contrapessoa idosa e uma maior atuação das instituições que lidam coma problemática, na promoção de uma cultura de paz no âmbito dafamília e da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública; Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso; Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade; Mestre em Ciências de Alimentos pela UFAM; Doutora em Ciências (Geografia Humana) pela USP. Atualmente é enfermeira emergente da Superintendência de Saúde do Amazonas; Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas; Vice-coordenadora e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública; Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular; Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Enfermeira. Pós-Doutorado em Enfermagem (UERJ); Doutora e Mestre em Enfermagem (UFRJ), Especialista em Terapia Floral (UFRJ); Especialista em Educação na Área de Saúde (NUTES/UFRJ); Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (MEM/EEAAC/UFF). Atuação na área de saúde do idoso, cuidados em saúde e Enfermagem, Práticas integrativas e complementares em saúde.

Cleisiane Xavier Diniz, Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - Área: Geografia Humana. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA/RS. Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e de Alta Complexidade. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Docente do Mestrado Profissional de Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).  Membro do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades. Enfermeira Intensivista do Instituto de Enfermagem Terapia Intensiva do Amazonas (IETI-AM).

Selma Lira Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Ciências da Saúde

Assistente Social. Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso

Vanusa do Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Enfermeira. Mestre em Gerontologia pela Universiade Federal de Santa Maria. Especialista em Gerontologia e Saúd do Idoso. Coordenadora da Policlínia da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade.

Euler Esteves Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Médico. Doutor em medicina e ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Docente da Universidade do Estado do Amazonas. Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Ribeiro, M. de N. de S., Santo, F. H. do E., Diniz, C. X., Ribeiro, S. L., Nascimento, V. do, & Ribeiro, E. E. (2021). VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA EM ÁREA URBANA COM SUPORTE DE PROTEÇÃO SOCIAL E DE SAÚDE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.102870

Edição

Seção

Artigos originais