INCLUSÃO DIGITAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS

Autores

  • Natasha Ramos Palma Domingues Discente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná – Brasil.
  • Adriana Ramos de Sene Discente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná – Brasil.
  • Taiuani Marquine Raymundo Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná – Brasil.
  • Lilian Dias Bernardo Doutora em Saúde Coletiva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.102091

Palavras-chave:

Tecnologia. Participação Social. Envelhecimento. Terapia Ocupacional.

Resumo

Introdução: O envelhecimento demográfico apresenta desafios para a sociedade, dentre estes a necessidade de criar oportunidades de engajamento do idoso em atividade sociais e produtivas. Estudos nacionais apontam que a capacitação para o uso de tecnologias, como o smartphone, aumenta as possibilidades de interação com outros, melhora a qualidade de vida, sensação de pertencimento e envolvimento social. A inclusão digital do idoso pode contribuir para integração, ampliação e formação de redes sociais e aumentar a participação social. Objetivo: Analisar as percepções de idosos participantes de um projeto de inclusão digital sobre a relação entre participação social e aprendizado de tecnologia. Método: Estudo de abordagem qualitativa-quantitativa, realizado com 38 idosos inscritos em um Projeto de Inclusão Digital de Adultos e Idosos. Os participantes foram submetidos à Escala de Depressão Geriátrica, para rastreamento de possíveis desordens psiquiátricas. Para a caracterização da amostra, foi aplicado um questionário socioeconômico. Os dados sobre a participação social foram coletados através de questionários estruturados e grupos focais. Para análise dos dados, utilizaram-se técnicas de estatística descritiva, análise de conteúdo e o teste de McNemar. Resultados: Prevaleceu na amostra o sexo feminino (76,3%), idade média de 69 anos (DP = 7,48). Observou-se que, após a oficina de telefone celular, houve aumento na frequência de utilização do smartphone para interação com amigos e familiares e agendamento de eventos de participação social. Conclusão: Projetos de inclusão digital oferecidos a pessoas idosas podem contribuir para o aumento da participação social desta parcela da população, em seus contextos cultural, pessoal e virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Ramos Palma Domingues, Discente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná – Brasil.

Graduanda do 9º período do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Ramos Palma Domingues, N., Ramos de Sene, A., Marquine Raymundo, T., & Dias Bernardo, L. (2021). INCLUSÃO DIGITAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.102091

Edição

Seção

Artigos originais