A pintura pensando a pintura. As obras de Marilice Corona.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.81303

Palavras-chave:

Marilice Corona. Arte Contemporânea. Pintura. Jogos. Mise en abyme.

Resumo

Há alguns anos, vem-se teorizando sobre um pensamento próprio à pintura. Essa ideia, comum a alguns autores, é aqui difundida como intrínseca à obra da pintora Marilice Corona, revelando-se não só em elementos da poiética da artista como na poética das suas telas. Figurativas, trazendo em si elementos narrativos, essas evidenciam questões como a relação entre cores, espaços e tempos, desdobramentos e migrações das imagens, coexistência dos princípios opostos da representação e da apresentação, aberturas operadas no corpo das imagens e, finalmente, entrecruzamentos entre os campos, específico e ampliado, da pintura contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icleia Maria Borsa Cattani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGAV/UFRGS

Doutora pela Universidade de Paris 1 – Panthéon – Sorbonne. Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Pesquisadora 1A do CNPq. Crítica de Arte e curadora de exposições. Membro do CBHA, da ABCA e da AICA.

Referências

Arasse, Daniel. Histoires de Peintures. Paris: Éditions Gallimard, 2004.

Balzac, Honoré de. A Obra-Prima Ignorada. Tradução e Posfácio de Teixeira Coelho. São Paulo: Comunique, 2003.

Cattani, Icleia. O informe na pintura: de ameaça a elemento constitutivo. Anais do 25º Encontro da ANPAP, Arte: seus Espaços e/em nosso Tempo. Porto Alegre, 2016. In http://anpap.org.br/anais/2016/comites/chtca/icleia_cattani.pdf

Corona, Marilice. In: Cattani, Icleia e Bulhões, Maria Amélia. Pela Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017

Damish, Hubert. Fenêtre jaune cadmium ou Les dessous de la peinture. Paris: Seuil, 1984.

Didi-Huberman, Georges. La peinture incarnée. Paris: Éditions de Minuit, 1985.

Fabris, Annateresa. Pesquisa em Artes Visuais. Porto Arte nº 4, V.2, novembro de 1991

Passeron, René. Pour une Philosophie de la Création. Paris: Klincksieck, 1989.

Ribeiro, Niura Legramante. Passagens de Imagens: Projeções Fotopictóricas. In: Autoscopias. Marilice Corona. Porto Alegre: Galeria Bolsa de Arte, 2015.

Van Gogh, Vincent. Cartas a Theo. Porto Alegre: L&PM, 2002; Klee, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-04

Como Citar

Cattani, I. M. B. (2018). A pintura pensando a pintura. As obras de Marilice Corona. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.81303

Edição

Seção

DOSSIÊ: Pintura, representação e o quadro em questão