Arte e legitimação: do discurso à retórica ideológica

Autores

  • João Paulo Queiroz Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA) http://orcid.org/0000-0002-3894-263X

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.76390

Palavras-chave:

Educational turn. Alter Modern. Viragem educativa. Arte e Revolução. Curadoria.

Resumo

Os circuitos de legitimação artística têm vindo a ser modificados e substituídos por novos intervenientes e novas agências. Por um lado, pode-se elencar a "estética relacional", e o descentramento observado no "altermodernismo" (Nicolas Bourriaud). Por outro lado, o papel modernista das academias e as respetivas inércias de reação às vanguardas cederam há décadas o seu lugar a um "paradigma Bolonha" de aprendizagem ao longo da vida, a par com o fortalecimento das competências discursivas, quer de alunos quer de professores (a articulação puzzle entre licenciaturas, mestrados e doutoramentos). No campo dos públicos, a sua inclusão como suporte relacional veio a criar novas plataformas de interação e de instituição social, assentes em fórmulas informais e mais interativas: as associações, os coletivos, os jovens curadores. Todo este movimento pode ser enquadrado na chamada "viragem educativa" que se caracteriza por se centrar no público e na sua criação - ou educação - recorrendo às instituições de salvaguarda (museus, serviços educativos, fundações), ou também às escolas e institutos de arte (a formação ao longo da vida dos profissionais artistas, ou ainda aos novos agentes (as cidades, as residências artísticas, as intervenções no poder local).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Queiroz, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

Professor da Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA).

Referências

ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac. 2006. ISBN: 84-96299-40-6.

BOURDIEU, Pierre. "Sobre o poder simbólico". In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.07-16, 2001.

BOURRIAUD, Nicolas. (Ed.) AlterModern: at Tate Britain, Tate Triennial. London: Tate Modern, 2009. ISBN: 9781854378170.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo. Martins Fontes, 2009. ISBN 978-85-99102-97-8.

CATTANI, Icleia Borsa. Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

CORONA, Marilice. Território partilhado: cruzamento de linguagens, espaço de reflexão." PORTO ARTE. Porto Alegre: PPGAV/UFRGS, v. 21, n. 35, maio 2016, pp 91-101.

CUNHA, Eduardo Figueiredo Vieira da. Fioravante and the emptiness: the drawing as strategy of absence. Estúdio, Lisboa , v. 7, n. 16, p. 42-48, dez. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582016000400005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 set. 2017.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Lisboa: Relógio de Água, 1994. ISBN: 9789727082407

FRADE, Isabela Nascimento. O barato da arte na praça: o artesanato na feira hippie de Ipanema. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, USP, 1994.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. La sociedad sin relato: Antropología y estética de la inminencia. Buenos Aires, Madrid: Katz Editores. (2010) ISBN 978-987-1566-30-3.

GOMES, Paulo César Ribeiro. Pinturas encadernadas ou pinturas enquanto livros. Estúdio, Lisboa , v. 3, n. 6, p. 115-123, dez. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582012000200017&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 set. 2017.

HALL, Stuart. Encoding / decoding. In In: HALL, D. HOBSON, A. LOWE, & P. WILLIS (eds). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972–79. Pp. 128-38. 1980. Disponível em URL: http://www.hu.mtu.edu/~jdslack/readings/CSReadings/Hall_Encoding-n-Decoding.pdf

HUERTA, R. Educación artística, derechos humanos y diversidad sexual. In HUERTA, R. y ALONSO-SANZ, A. (Eds.), Educación Artística y Diversidad Sexual (pp. 23-42). Valencia: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Valencia, 2015. ISBN 978-84-370-9707-7.

LEWIN, Kurt. Forces behind food habits and methods of change. Bulletin of the National Research Council. 108:35–65. (1942)

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Nuevas claves de la visibilidad social y la creatividad (seminario). Bogotá: Universidad Javeriana, Seminario de posgrado. 2003 [Consult. 2016-02-24] Disponível em URL: http://pt.scribd.com/doc/19241339/Seminario-Arte-comunicacion-y-tecnicidad

MARTINS, C. S., & ALMEIDA, C. Que sentido para a investigação em educação artística senão como prática política?. Educação, Sociedade & Culturas, (40) 2013.

MEANA, J. C.. El espacio entre las cosas, Arte y Estética. Diputacion de Pontevedra, 2001.

NICOLAIEWSKY, Alfredo. De Película: As narrativas fotográficas de Vera Chaves Barcellos. Estúdio, Lisboa , v. 3, n. 5, p. 316-320, jun. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582012000100053&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 10 set. 2017.

NUNES, Ana Luísa Ruschel. História da Arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Revista Práxis Educativa, 5(1) 2010.

O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes. 2002. ISBN:8533616864

OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre, & STRATICO, Fernando A. Histórias do sujeito e formação em arte. DOI 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Linguistica, Letras e Artes, 21(2). 187-95. (2013)

O'NEIL, Paul & WILSON, Mick (Ed.) Curating and the Educational Turn. London: Open Editions. 2010. ISBN 978-0-949004-18-5

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. A educação do olhar no ensino das artes, 3, 9-22. (1999)

QUEIROZ, João Paulo. Discursos da Arte em Mudança. In CIRILLO, José & GRANDO, Ângela (Ed.) O Sabor da sua Saliva é Sonoro: reflexões sobre o processo de criação nas artes. São Paulo: Intermeios Casa de Livros. Pp.148-157. 2013. ISBN: 978-85-64586-44-4

QUEIROZ, João Paulo. Educação artística, casos e realidades: ’infirmitati,’ ou a fraqueza analógica. In Novos Lugares para a Educação Artística: O V Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa & Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. (2016) 735 pp. ISBN: 978-989-8771-44-5. Pp 379-86. Disponível em http://congressomateria.fba.ul.pt/actas_2016.pdf

RADULESCU DE BARRIO, Mihaela. Personajes y escenarios en las performances de Elena Tejada. Revista Estúdio, Artistas sobre outras obras. 8(20). 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro. 2010. ISBN: 978-989-8327-06-2

RIZZI, C., PIRAS, F., & MARANGOLO, P. Top-down projections to the primary visual areas necessary for object recognition: A case study. Vision research, 50(11), 1074-85. 2010.

SALVATORI, Maristela. O múltiplo em publicações de artistas: Röhnelt, Cattani e Mutran. Revista Estúdio, Lisboa, v. 7, n. 16, p. 34-41, dez. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582016000400004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 10 set. 2017.

SHOEMAKER, Pamela J.; VOS, Tim P. Gatekeeping Theory. New York: Routledge, 2009. ISBN 0415981395

TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da Arte: algumas questões para uma reflexão conjunta. In BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª Ed. São Paulo: Cortez. 2003.

VERÓN, Eliseo. A produção do sentido. São Paulo: Cultrix, 1980.

VERÓN, Eliseo. Esto no es un libro. Barcelona: Editorial Gedisa S.A. 1999.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Queiroz, J. P. (2017). Arte e legitimação: do discurso à retórica ideológica. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(36). https://doi.org/10.22456/2179-8001.76390

Edição

Seção

DOSSIÊ: Modos de abordagem da arte | DOSSIER: Modes of approach to art