Polícias em Saúde: quem tem medo de usuários de drogas?

Autores

  • Andrea Cristina Coelho Scisleski Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UCDB
  • Jhon Lennon Caldeira da Silva Aluno de graduação de Psicologia/UCDB.
  • Giovana Barbieri Galeano Aluna de graduação de Psicologia/UCDB. Bolsista Cnpq.
  • Carla Lavarda Concentino Caetano Aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (PPGPSI/UCDB).
  • Bruna Soares Bruno Cnpq – Aluna de graduação de Psicologia/UCDB.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.42333

Palavras-chave:

Políticas de saúde, Políticas de segurança, Polícias em saúde, Uso de drogas.

Resumo

Este artigo trata de problematizar a questão das políticas de saúde que vem sendo dirigidas atualmente no Brasil, especialmente a uma população pobre e usuária de drogas. O texto parte de análise das principais legislações sobre as políticas de combate ao uso de drogas no país e tem como referencial teórico principal os trabalhos de Michel Foucault e Löic Wacquant. Este estudo aponta que as atuais políticas brasileiras voltadas para a população usuária de droga promove uma profunda distinção entre os perfis de usuários a partir de critérios sociais e econômicos, revelando uma dissociação entre aqueles que receberão atendimento de saúde e aqueles que serão alvo das políticas de segurança, ainda que sob o nome de uma proteção social. Conclui-se que as políticas de saúde quando dirigidas à população pobre e usuária de drogas operam, na prática, como polícias, no sentido de funcionar como um dispositivo de vigilância dos pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Coelho Scisleski, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UCDB

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (PPGPSI/UCDB). Doutora em Psicologia/PUCRS. Mestre em Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Psicóloga/UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Scisleski, A. C. C., Silva, J. L. C. da, Galeano, G. B., Caetano, C. L. C., & Bruno, B. S. (2013). Polícias em Saúde: quem tem medo de usuários de drogas?. Revista Polis E Psique, 3(3), 106. https://doi.org/10.22456/2238-152X.42333

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2