ANÁLISE DO VOCACIONAL: RECRIANDO UMA PSICOLOGIA COM FAVELAS, ESCOLHAS, JOVENS

Autores

  • Thiago Colmenero Cunha Universidade Santa Úrsula
  • Camila Moreira e Crespo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patrick Silva Botelho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laiza da Silva Sardinha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.74396

Palavras-chave:

Psicologia, Grupo, Escolhas, Desindividualização, Favela

Resumo

O artigo traz reflexões sobre o cerceamento de escolhas tanto em instituições educacionais quanto em territórios populares que possuem conflitos armados, questionando o papel da psicologia em orientar, indicar, direcionar vocações sem se questionar ética e politicamente sobre as implicações dessas intervenções. Aposta-se em outra forma de trabalho, designada Análise do Vocacional, com uma possibilidade preocupada com questões contemporâneas como o território trabalhado, os jovens encontrados no grupo, o cenário político-econonimo do país. O resultado aparece a partir da compreensão dos critérios elencados na tomada de decisões e do exercício crítico da participação política na sociedade, visando um processo de protagonização e emancipação dos alunos enquanto cidadãos criadores, recriadores e pertencentes a um território de uma singular diversidade como o Complexo da Maré.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Colmenero Cunha, Universidade Santa Úrsula

Psicólogo e pedagogo, mestre em Psicologia. Discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista CNPq). Professor da Universidade Santa Úrsula.

Camila Moreira e Crespo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Patrick Silva Botelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laiza da Silva Sardinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente de graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB. Lei nº 9394/96. Brasília.

______. (1998). Lei nº 7980, de 12 de agosto de 1988.

Corbisier, C. (2011). Grupos e Criatividade: Para uma Clínica mais Humana e Solidária. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Cunha, T. C. (2014). Diferença como possibilidade, encontro como potência: atuação da Psicologia em uma organização não governamental no Complexo da Maré. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia em Psicologia, Instituto de Psicologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foucault, M. (2011). Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes.

Freire, P. (2016). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

Frotté, M. D. (2001). Percursos da Orientação Vocacional no Brasil. Em: Analítica do vocacional: percursos e derivas de uma intervenção. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense.

Lourau, R. (1993). Análise Institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ.

Malito, D, M. D. F. Ou Isto ou Aquilo: dos “falsos problemas” à criação de um campo problemático: Encomendas de Orientação Vocacional em análise. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense.

Meza, A. P. S. (2013). Cartografando processos de criminalização nas relações cotidianas: uma aposta no encontro com a alteridade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Redes da Maré (Org). (2014). Censo de Empreendimentos Maré. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas. Disponível em: http://redesdamare.org.br/wp-content/uploads/2014/07/GuiaEmpreendedores_FINAL_18JUL.pdf

______. (2017). Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré. Disponível em: http://redesdamare.org.br/blog/seguranca-publica/boletim-direito-a-seguranca-publica-na-mare/

Sparta, M. (2003). O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Rev. bras. orientac. prof, v.4, n.1-2, São.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Colmenero Cunha, T., Moreira e Crespo, C., Silva Botelho, P., & da Silva Sardinha, L. (2018). ANÁLISE DO VOCACIONAL: RECRIANDO UMA PSICOLOGIA COM FAVELAS, ESCOLHAS, JOVENS. Revista Polis E Psique, 8(2), 118–139. https://doi.org/10.22456/2238-152X.74396

Edição

Seção

Artigos