Governamentalidade Liberal em Alguns Saberes Educacionais e Escolares Brasileiros

Autores

  • Flavia Cristina Silveira Lemos Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta IV em Psicologia UFPA.
  • Vilma Nonato de Brício Professora de Pedagogia/UFPA.
  • Dolores Galindo Professora adjunta IV de Psicologia Social/UFMT.
  • Ana Carolina Farias Franco Doutoranda em Educação/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.50212

Palavras-chave:

Liberalismo, Governamentalidade, Foucault, Educação, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o pensamento educacional brasileiro e a organização do sistema escolar sob a perspectiva do liberalismo. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tentar articular a discussão com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade, poder-saber e educação. Assim, os argumentos giram em torno do liberalismo como uma forma de governar condutas, que a partir de seus princípios básicos constitutivos articula saber-poder, saber-verdade, engendrando o governo do corpo individual e do governo do corpo social. E a educação nessa perspectiva transforma-se num aparato de governamentalidade que constrói discursos que subjetivam os sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliando o desejo de construir um novo homem e uma sociedade engendra formas de governo para regenerar social, cultural, política, moral e economicamente os homens e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Silveira Lemos, Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta IV em Psicologia UFPA.

Profa. no depto de psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Vilma Nonato de Brício, Professora de Pedagogia/UFPA.

Pedagoga. Especialista em educação. Mestre em Educação. Doutoranda em EducaÇão/UFPA. Professora no curso de Pedagogia/UFPA.

Dolores Galindo, Professora adjunta IV de Psicologia Social/UFMT.

Psicóloga/UFPE. Mestre e Doutora em Psicologia Social/PUC-SP. Professora adjunta IV em Psicologia Social/UFMT. Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Cultura Contemporânea/ECCO-UFMT.

Ana Carolina Farias Franco, Doutoranda em Educação/UFPA.

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

Lemos, F. C. S., Brício, V. N. de, Galindo, D., & Franco, A. C. F. (2017). Governamentalidade Liberal em Alguns Saberes Educacionais e Escolares Brasileiros. Revista Polis E Psique, 7(2), 28–45. https://doi.org/10.22456/2238-152X.50212

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2