Governamentalidade Liberal em Alguns Saberes Educacionais e Escolares Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.50212Palavras-chave:
Liberalismo, Governamentalidade, Foucault, Educação, Brasil.Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o pensamento educacional brasileiro e a organização do sistema escolar sob a perspectiva do liberalismo. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tentar articular a discussão com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade, poder-saber e educação. Assim, os argumentos giram em torno do liberalismo como uma forma de governar condutas, que a partir de seus princípios básicos constitutivos articula saber-poder, saber-verdade, engendrando o governo do corpo individual e do governo do corpo social. E a educação nessa perspectiva transforma-se num aparato de governamentalidade que constrói discursos que subjetivam os sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliando o desejo de construir um novo homem e uma sociedade engendra formas de governo para regenerar social, cultural, política, moral e economicamente os homens e a sociedade.Downloads
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Publicado
2017-07-01
Como Citar
Lemos, F. C. S., Brício, V. N. de, Galindo, D., & Franco, A. C. F. (2017). Governamentalidade Liberal em Alguns Saberes Educacionais e Escolares Brasileiros. Revista Polis E Psique, 7(2), 28–45. https://doi.org/10.22456/2238-152X.50212
Edição
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Artigos
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