“EDUCAÇÃO DO CORPO”: A LEITURA DE UMA AGENDA EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.59274Palavras-chave:
Educação Física. Corpo humano. Formação de conceito. Ciências Humanas.Resumo
Este artigo analisa os significados e os sentidos de “educação do corpo” na literatura científica brasileira, dada sua utilização mais recorrente nos últimos anos. Mediante revisão sistemática a partir de diferentes bases de dados, 51 artigos foram analisados. Detectou-se que seu uso se insere, sobretudo, nas Ciências Humanas e Sociais, com destaque para os trabalhos históricos, e que há significados e sentidos difusos a depender do referencial teórico utilizado nos estudos. Conclui-se que há um conceito em torno desse termo, mesmo que em um estágio inicial de teorização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0