v. 19, n. 4, out./dez. 2013

					Visualizar v. 19, n. 4, out./dez. 2013
Publicado: 2013-11-19

Editorial

  • EDITORIAL

    Comissão Editorial
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43628

Em foco #1

  • E SE OS ESPORTISTAS QUE SE DOPAM QUISESSEM “FAZER DIREITO”?

    Patrick Trabal
    11-43
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41901

Artigos Originais

  • SOBRE “A VIDA COMO ELA É”: OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

    Fabiano Bossle, Vicente Molina Neto, Elisandro Schultz Wittizorecki
    47-67
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37526
  • PRÁTICAS DE LAZER DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

    Giselle Alves de Moura, Luciana Karine de Souza
    69-93
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.36131
  • O ESPORTE E A MODERNIDADE EM SÃO PAULO: PRÁTICAS CORPORAIS NO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX

    Edivaldo Gois Júnior
    95-117
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37530
  • DESINIBIÇÃO, ESPONTANEIDADE E CODIFICAÇÃO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE EXPRESSÃO CORPORAL

    Inma Canales-Lacruz, María Inés Táboas-Pais, Ana Rey-Cao
    119-140
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.31086
  • DA GOVERNABILIDADE DO MYTOS AO ESCLARECIMENTO DO LOGOS:NARCISO, ODISSEU E OS PADRÕES DE BELEZA CORPORAL

    Renato Izidoro da Silva, Fabio Zoboli
    141-162
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38356
  • OS JOGOS ESCOLARES COMO MECANISMOS DE MANUTENÇÃO E ELIMINAÇÃO: UMA CRÍTICA À LÓGICA ESPORTIVA NA ESCOLA

    Giovanni Frizzo
    163-180
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38628
  • DANÇA E DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS

    Patricia Rossi, Mey de Abreu van Munster
    181-205
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.39132
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: AÇÕES REALIZADAS PELA REDE CEDES/ME

    Giselle Helena Tavares, Gisele Maria Schwartz
    207-226
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38861
  • O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO EM MEIO AO PROCESSO DE ORGANIZACIONAL SISTÊMICO

    Alcides José Scaglia, Riller Reverdito, Lucas Leonardo, Cristian Lizana
    227-249
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37893
  • A VOZ DOS ALUNOS (AS): UMA INVESTIGAÇÃO NARRATIVA SOBRE O QUE SENTE, PENSA, DIZ E FAZ O ALUNADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA FORMAÇÃO INICIAL

    Berenice Mattos Medina, Esther Prados Megías, Daniela Padua Arcos
    251-269
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37816

Ensaios

  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS: no foco a formação de professores no “Programa Segundo Tempo”

    Marynelma Camargo Garanhani, Khaled Omar Mohamad El Tassa
    273-287
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.39285
  • MMA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUTA VAI COMEÇAR

    Daniel Giordani Vasques, José Beltrão
    289-308
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37713
  • DEMANDAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ADAPTAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO

    Luiz Sanches Neto, Willian Lazaretti da Conceição, Tiemi Okimura-Kerr, Luciana Venâncio, Audrei Juliana Zeferino Vogel, André Luiz França, Luciano Nascimento Corsino, Jéssica Camila Ramos Rodrigues, Tatiana Pereira de Freitas
    309-330
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079

Resenhas e Midias

  • RESENHA DO LIVRO "FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA: COMO OS LUTADORES BRASILEIROS TRANSFORMARAM O MMA EM UM FENÔMENO MUNDIAL"

    Bruno Linck, Jorge Moreira, Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro
    333-352
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.39879