LAZER - UM PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Giovani de Lorenzi Pires Unicamp
  • Edgard Matiello Júnior Unicamp
  • Aguinaldo Gonçalves UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2488

Palavras-chave:

Universidade. Educação física. Lazer.

Resumo

O advento da nova LDB requer transformar a Educação Física Curricular (EFC) em componente significativo para os currículos de formação universitária para que seja percebida como disciplina acadêmica. Isto parece ser possível a partir daquilo que é a sua condição aparente de contradição: enquanto as demais disciplinas se orientam pelo "trabalho", visando qualificar o futuro exercício da profissão, ela estaria voltada para o "nao-trabalho". Pensa-se que a apropriação deste conhecimento enquanto princípio educativo da EFC poderá se refletir em valores e práticas tanto no plano pessoal como no âmbito social e profissional. Ensaio exploratório com reflexões sobre a questão, a partir de experiências acumuladas pelos autores em suas instituições, poderá subsidiar os profissionais que atuam na EFC.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani de Lorenzi Pires, Unicamp

Professor do Departamento de Educação Física/Centro de Desportos/UFSC e doutorando em Ciências do Esporte na FEF/Unicamp.

 

Edgard Matiello Júnior, Unicamp

Professor do Departamento de Educação Física/Centro de Desportos/UFSC e doutorando em Ciências do Esporte na FEF/Unicamp.

 

Aguinaldo Gonçalves, UNICAMP

Professor Titular do Departamento de Ciências do Esporte na FEF/Unicamp e Coordenador do Grupo Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física.

Downloads

Publicado

2007-10-19

Como Citar

PIRES, G. de L.; MATIELLO JÚNIOR, E.; GONÇALVES, A. LAZER - UM PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR UNIVERSITÁRIA. Movimento, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 74–84, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2488. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.