Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais.

Nessa perspectiva, o periódico recebe, avalia e publica manuscritos que problematizem os fenômenos e os temas investigados, tendo como fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos aqueles oriundos das Ciências Humanas e Sociais.

O periódico aceita manuscritos originais nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.

 

Políticas de Seção

Em foco

Seção dedicada à mobilização de debates em torno de temas internacionalmente relevantes induzidos pela Comissão Editorial ou formalmente propostos por pesquisadores(as) consolidados(as) na área. Uma vez definida/aprovada a proposta de seção, o(a) editor(a) convidado(a) será designado(a) como responsável pela organização do processo de avaliação dos manuscritos de acordo com os critérios e os regramentos estabelecidos pela revista Movimento. Cada seção terá, no máximo, 8 manuscritos de autores(a)s vinculados(as) majoritariamente a instituições estrangeiras. Os textos deverão ser publicados em inglês e, simultaneamente, em português ou em um dos outros dois idiomas aceitos pela Movimento: espanhol e francês.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temas Polêmicos

Seção pela qual a revista Movimento se propõe a manter um diálogo constante com a comunidade científica na qual está integrada, oportunizando a atualização de debates do momento e induzindo reflexões afetas à sua área de conhecimento específica. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar autores(as) para publicarem nessa seção, assim como se propõe a estimular a participação de outros(as) que, porventura, queiram adentrar nos debates. Assim como na seção Em Foco, esses artigos passarão pelo crivo da própria Comissão Editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Seção dedicada a trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais e achados que tenham relação com aspectos experimentais e/ou observacionais de característica filosófica, histórica, sociocultural e pedagógica, que inclua análise descritiva e/ou inferências sustentadas em dados próprios. Sua estrutura deve atender a um formato reconhecido na área de conhecimento específica (Educação Física na interface com as Ciências Humanas e Sociais) e deve conter seções e subseções que guardem relação com os seguintes itens: Introdução; Bases Teóricas; Decisões Metodológicas; Análise; Discussão; Conclusão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Seção destinada a textos artigos de revisão e/ou reflexão teórico-conceitual sobre um determinado tema escritos a partir da experiência autoral do(a) ensaísta que problematize as compreensões já consolidadas no campo científico e aponte interpretações ainda não vislumbradas, sem necessariamente recorrer à revisão de literatura ou à produção de empiria.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão selecionados para publicação na revista Movimento aqueles trabalhos que, diante do processo avaliativo descrito abaixo, manifestarem qualidade e relevância em nível consoante ao do periódico. Esse processo compreende 3 fases:

Fase 1 – Avaliação da submissão (habilitação)

Ao observar a submissão de um trabalho a Comissão Editorial desenvolve uma primeira fase de apreciação do manuscrito, o que envolve verificar:

- se o(a) mesmo(a) autor(a) e coautor(a) não tem até 2 artigos em avaliação. Caso esse limite seja extrapolado, a(s) nova(s) submissão(ões) será(ão) arquivadas sem apreciação de mérito.

- se o trabalho não trata de validação de instrumentos ou está baseado em formato de entrevistas, pois a revista não está aceitando esses manuscritos.

- se há correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, cujas informações estão disponíveis na seção "FOCO E ESCOPO". A Comissão Editorial se reserva o direito de decidir sobre o enquadramento ou não do trabalho no escopo do periódico.

- se elementos obrigatórios da estruturação e da formatação estão atendidos, tendo em vista as orientações disponíveis na seção 4 destas diretrizes e no arquivo de TEMPLATE.

- a ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo, conforme orientações num tutorial que pode ser acessado clicando aqui.

- se foi realizado o envio, como documento suplementar, das DECLARAÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DA AUTORIA, cujo arquivo-modelo pode ser baixado clicando aqui. A declaração deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as).

- se foi realizado o envio, como documento suplementar, do comprovante de pagamento da taxa de submissão (mais informações estão disponíveis mais abaixo, no item 6 “Condições para submissão”).

- se foi realizado o envio, como documento suplementar, das ilustrações (fotografias, gráficos de imagens, esquemas ou outras ilustrações) que constam no texto do artigo.

Caso sejam observados problemas quanto a esses itens, os(as) autores(as) serão informados(as) sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação. Nesse momento a Editoria Executiva solicitará os ajustes ou complementos necessários, estipulando um prazo para entrega.

Fase 2 – Avaliação pelos pares (mérito científico):

A submissão que passa pela fase 1 estará apta a seguir no processo avaliativo. Nesse processo, as etapas são as seguintes:

- Designação de um(a) editor(a) de seção que assume, em conjunto com a Comissão Editorial, a responsabilidade de coordenação do fluxo de avaliação.

- Verificação da similaridade do manuscrito submetido com outros produtos publicados e disponíveis, fazendo isso através de softwares antiplágio.

- Designação de, no mínimo, 2 avaliadores(as) (peer review) para emitirem pareceres, lhes solicitando que respondam no prazo máximo de 3 semanas.

- Os(As) avaliadores(as) deverão proceder a revisão dos trabalhos, considerando os 6 aspectos norteadores pontuados abaixo:

1. Originalidade/ineditismo/pertinênciase o tema e os propósitos do trabalho abordam questões relevantes para a área de estudo, com ineditismo e pertinência. Se contextualiza uma lacuna de conhecimentos e produz resultados que representam avanços. Se contribui para novas reflexões ou questionamentos na área.

2. Coerênciase o trabalho apresenta uma argumentação lógica, concatenada com o referencial teórico-metodológico adotado. Se apresenta claramente os objetivos e desenvolve esforços coerentes no sentido de atingi-los. Se chega a conclusões condizentes com o processo argumentativo e com os propósitos.

3. Consistênciase o manuscrito denota capacidade de convencimento em nível equivalente às produções já existentes sobre o tema. Se os enunciados são suficientemente fundamentados a ponto de confrontar argumentações contrárias e se sustentarem.

4. Objetivação/força de convencimentose o trabalho consegue apreender elementos constitutivos do fenômeno estudado. Se as análises trazidas são suficientes para captar, apresentar e convencer sobre a verossimilhança dos resultados a respeito do fenômeno.

5. Registro linguístico e normas técnicasse o registro textual demonstra domínio da língua escrita formal. Se as determinações de normas técnicas adotadas pela revista estão contempladas.

6. Ética de pesquisa e publicação: se a pesquisa segue os padrões consensuais de ética de pesquisa nas investigações em interface com as Ciências Sociais e Humanas. Se a publicação atende às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica.

- Diante dos pareceres emitidos, em caso de divergências, imprecisões ou incompletudes, os(as) editores(as) de seção podem designar outros(as) avaliadores(as) com o intuito de reunir mais informações sobre o trabalho, tendo em vista os aspectos norteadores adotados. Esses(as) novos(as) colaboradores(as) também terão o prazo de 3 semanas para se manifestarem. Com base nas recomendações e pareceres dos(as) avaliadores(as) envolvidos(as), o(a) editor(a) responsável apresenta uma proposta de decisão à Comissão Editorial, que, por sua vez, delibera sobre a situação do trabalho. As situações possíveis são:

- Aprovar o trabalho para a publicação.

- Solicitar correções, modificações ou complementações aos autores.

- Rejeitar o trabalho para a publicação.

- Caso a deliberação seja a de solicitação de correções, modificações ou complementações, não significa que o trabalho está aceito, mas que novas rodadas de avaliação poderão ser solicitadas. A autoria será comunicada da decisão de correções, modificações ou complementações e terá o prazo de 15 dias para a manifestação e postagem da nova versão do trabalho juntamente com suas argumentações a respeito das demandas, caso entenda necessário. Isso ocorrendo, o manuscrito seguirá para uma nova rodada de avaliação, na qual os(as) pareceristas envolvidos(as), preferencialmente aqueles(as) que apontaram demandas, serão novamente consultados(as). Para isso, eles(as) terão o prazo de 3 semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Nessas novas rodadas, caso seja necessário, o(a) editor(a) de seção poderá ainda designar outro(a) parecerista, que também terá 3 semanas de prazo para exarar um parecer consolidado.

- Uma vez concluídas todas as rodadas, com base no conjunto das recomendações e pareceres dos(as) avaliadores(as) envolvidos(as), o(a) editor(a) de seção apresenta uma proposta de decisão à Comissão Editorial, que, por sua vez, delibera sobre a situação final da submissão, que poderá ser de aceitar ou de rejeitar.

Fase 3 – Avaliação final de normas, metadados e descritores

O trabalho aprovado para publicação segue para a fase de edição, na qual ele será preparado para a publicação, o que envolve as seguintes etapas:

- Revisão das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, ilustrações, quadros e tabelas). Nessa fase, a Comissão Editorial se reserva o direito de proceder à revisão gramatical dos textos e fazer correções, desde que não alterem o conteúdo.

- Revisão dos descritores do artigo e dos metadados, prezando pela correspondência entre as informações que constam no arquivo do texto e as registradas na plataforma SEER.

- Após essas duas revisões, os textos são encaminhados aos(às) autores(as) para leituras e possíveis correções, até que uma versão final seja aprovada. Diante das solicitações, os(as) autores(as) têm o prazo de 15 dias para se manifestarem e postarem a versão final do trabalho na plataforma. Na sequência, os artigos serão encaminhados para a diagramação e publicação.

- Não havendo manifestação dos(as) autores(as) no prazo estipulado, os artigos serão arquivados.

 

Periodicidade

1994 - Anual

1995-2001 - Semestral

2002 - 2008 - Quadrimestral

2009 -2018 - Trimestral

2019 - Publicação contínua

 

 

Política de Acesso Livre

A revista Movimento oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação dos trabalhos dos(as) autores(as). Para maiores informações sobre esta abordagem, visite o Public Knowledge Project, que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que distribui o Open Journal Systems (OJS), assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Assinatura & Exemplares Anteriores

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