Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Movimento é uma publicação científica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, que conta com avaliação peer-review e permite acesso livre. Fundada em 1994, e publicada trimestralmente desde 2009, aborda temas relacionados ao campo da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente em seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais.

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Temas Polêmicos

Nesta seção, a intenção da Revista Movimento é manter um diálogo permanente com sua comunidade acadêmica, com vistas à geração de debates em torno de temas da atualidade e a promoção de reflexões sobre os pressupostos que dão forma a esta área de estudos. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar os autores a publicarem nesta seção e também a fomentar a participação de outros autores que desejem se unir aos debates. Assim como na seção Em Foco, estes artigos serão submetidos ao exame da Comissão Editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

En esta sección se da la bienvenida a aquellos estudios que son el resultado de la investigación científica, producidos a partir de los datos originales, y que dan cuenta de trabajos experimentales y / o de observación de un fenómeno filosófico, histórico, sociocultural y / o pedagógico, y que también incluyen análisis descriptivos y / o inferencias a partir de sus propios datos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Em foco

Seção voltada para artigos que merecem destaque, o que podeser considerado por diferentes razões, como por abordar temática polêmica, ou por tratar-se de autor cuja obra tenha reconhecimento e influência internacional.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas e Midias

Esta sección está dedicada al análisis crítico de los libros que se han lanzado hasta hace tres años, o libros clásicos que han sido reimpresos y que son de gran relevancia para el ámbito de la revista y / o de la historia del campo. No se aceptarán manuscritos que se concentran en libros  que ya  han sido reseñados (recientemente lanzados o reimpresos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Número Especial

Nesta seção são publicados manuscritos que correspondem a temáticas específicas definidas pela Comissão Editorial; ela não contempla a contagem da periodicidade normal da Revista, sendo organizada a partir de "chamadas especiais" que definem os temas, os períodos de submissão e as normas específicas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Esta sección está dirigida a revisiones de la literatura y / o reflexiones sobre un tema en particular, se centra en las conclusiones potenciales y / o nuevas interpretaciones, sin la necesidad de anclar dentro de un marco empírico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Orientações gerais

A Comissão Editorial não assume a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita. A Comissão Editorial se reserva o direito de selecionar os trabalhos para publicação, considerando o processo avaliativo descrito abaixo.

A revista Movimento (ESEFID/UFRGS) adota como parâmetros de Integridade na Atividade Científica as Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de qualquer submissão pelos autores, salientamos a necessidade de leitura dessas diretrizes, as quais estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes

 

Processo avaliativo

O processo avaliativo dos trabalhos submetidos à revista Movimento (ESEFID/UFRGS) compreende 3 fases:

Fase 1 – Pré-avaliação:

Ao observar a submissão de um trabalho, a Comissão Editorial desenvolve uma primeira fase de apreciação do manuscrito, o que envolve a avaliação:

- da correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, cujas informações estão disponíveis no menusobre/foco e escopo’. A Comissão Editorial se reserva o direito de decidir sobre o enquadramento ou não do trabalho no escopo do periódico.

- de aspectos da formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menudiretrizes para autores’.

- da ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo, conforme orientações num tutorial que pode ser acessado clicando aqui.

- do envio, como documento suplementar, da ‘declaração de responsabilidade dos autores’, cujo arquivo-modelo pode ser baixado clicando aqui. A declaração deve ser assinada por todos os autores e digitalizada para o formato PDF. A postagem desse documento deve ser feita no Passo 4 (TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES) do processo de submissão através da plataforma SEER.

Caso sejam observados problemas quanto a esses itens, as submissões serão imediatamente arquivadas e os autores serão informados sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação.

Fase 2 – Avaliação pelos pares:

A submissão que passa pela fase 1 (corresponde ao escopo, está adequada às normas, não contém elementos de identificação e consta a declaração de responsabilidade de autoria) estará apta a seguir no processo avaliativo. Nesse processo, as etapas são as seguintes:

- Designação de um editor de seção que assume a responsabilidade de coordenação do fluxo de avaliação.

- Esse editor responsável irá designar 2 avaliadores (peer review) para emitirem pareceres, e lhes solicitará que respondam no prazo máximo de 3 semanas.

- Os avaliadores deverão proceder a revisão dos trabalhos, considerando os 6 aspectos norteadores pontuados abaixo, na forma de questões:

  1. Coerência: o trabalho apresenta uma argumentação lógica, concatenada com o referencial teórico-metodológico adotado? Apresenta claramente os objetivos e desenvolve esforços coerentes no sentido de atingi-los? Chega a conclusões condizentes com o processo argumentativo e com os propósitos?
  2. Consistência: o manuscrito denota capacidade de convencimento em nível equivalente às produções já existentes sobre o tema? Os enunciados são suficientemente fundamentados a ponto de confrontar argumentações contrárias e se sustentarem?
  3. Objetivação/força de convencimento: o trabalho consegue apreender elementos constitutivos do fenômeno estudado? As análises trazidas são suficientes para captar, apresentar e convencer sobre a verossimilhança dos resultados a respeito do fenômeno?
  4. Originalidade/pertinência: o tema e os propósitos do trabalho abordam questões relevantes para a área de estudo? Contextualiza uma lacuna de conhecimentos e produz resultados que representam avanços? Contribui para novas reflexões ou questionamentos na área?
  5. Registro linguístico e normas técnicas: o registro textual demonstra domínio da língua escrita formal? As determinações de normas técnicas adotadas pela revista estão contempladas?
  6. Ética de pesquisa e publicação: a pesquisa segue os padrões consensuais de ética de pesquisa nas investigações em interface com as ciências sociais e humanas? A publicação atende às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica, especificamente as descritas pela Comissão de Integridade do CNPq?

- Diante dos pareceres emitidos, em caso de divergências, os editores de seção podem designar outros avaliadores com o intuito de reunir mais informações sobre o trabalho, tendo em vista os aspectos norteadores adotados. Esses novos colaboradores também terão o prazo de 3 semanas para se manifestarem. Com base nas recomendações e pareceres dos avaliadores envolvidos, o editor responsável apresenta uma proposta de decisão à Comissão Editorial, que, por sua vez, delibera sobre a situação do trabalho. As situações possíveis são:

  • Aprovar o trabalho para a publicação.
  • Solicitar correções, modificações ou complementações aos autores.
  • Rejeitar o trabalho para a publicação.

- Caso a deliberação seja a de solicitação de correções, modificações ou complementações, os autores terão o prazo de 15 dias para a manifestação e postagem da nova versão do trabalho. Isso ocorrendo, o manuscrito seguirá para uma nova rodada de avaliação, na qual os pareceristas envolvidos, especialmente aqueles que apontaram demandas, serão novamente consultados. Para isso, eles terão o prazo de 3 semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Cabe destacar que as recomendações de alterações não implicam aceitação tácita do manuscrito. A nova versão a ser encaminhada pela autoria será novamente avaliada pelos mesmos pareceristas, e, se houver divergência na nova recomendação, o editor de seção poderá designar mais um novo parecerista, que também terá 3 semanas de prazo, ou então exarar um parecer consolidado.

- Uma vez concluídas todas as rodadas, com base no conjunto das recomendações e pareceres dos avaliadores envolvidos, o editor de seção apresenta uma proposta de decisão à Comissão Editorial que, por sua vez, delibera sobre a situação da submissão.

Fase 3 –Revisões finais

O trabalho aprovado para publicação segue para a fase de edição, na qual ele será preparado para a publicação, o que envolve as seguintes etapas:

- Revisão das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, ilustrações, quadros e tabelas). Nessa fase, a Comissão Editorial se reserva o direito de proceder a revisão gramatical dos textos e fazer correções, desde que não alterem o conteúdo.

- Revisão dos descritores do artigo e dos metadados, prezando pela correspondência entre as informações que constam no arquivo do texto e as registradas na plataforma SEER.

- Após essas duas revisões, os textos são encaminhados aos autores para leituras e possíveis correções, até que uma versão final seja aprovada. Diante das solicitações, os autores têm o prazo de 15 dias para se manifestarem e postarem a versão final do trabalho na plataforma.

- Não havendo manifestação dos autores no prazo estipulado, os artigos serão arquivados.

 

Periodicidade

1994 - Anual

1995-2001 - Semestral

2002 - 2008 - Quadrimestral

2009 -2018 - Trimestral

2019 - Publicação contínua

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Assinatura & Exemplares Anteriores

Permutas revista Movimento

A revista Movimento não trabalha com assinaturas. A permuta é bem vinda desde que as revistas sejam de assuntos afins. Enviar solicitação para: movimento@ufrgs.br

Exemplares Anteriores : de acordo com a disponibilidade. Enviar solicitação do fasciculo, volume, ano para: movimento@ufrgs.br